ESLOVÉNIA | CASTELO PREDJAMA & GRUTAS DE POSTOJNA


  Dia 1 na Eslovénia

Depois de uma viagem de 350km no dia anterior, entre Bergamo e Vipava, com paragem no Lago di Garda e em Verona, conseguimos ter uma noite reconfortante. Tomamos um pequeno-almoço reforçado e seguimos para visitar as Grutas de Postojna e o Castelo Predjama, duas das principais atrações da Eslovénia e as primeiras que visitamos no país. 

Na Eslovénia e Croácia ficamos sempre em apartamentos com pontuação mínima de 8 no Booking, a preços muito acessíveis. Os produtos para o pequeno-almoço e água para beber compramos no supermercado, o que nos permitiu poupar alguns trocos! Os preços são comparáveis com os nossos.

Dicas para visitar as Grutas Postojna e o Castelo Predjama

As Grutas e o Castelo ficam respetivamente a 50 e a 60km de Ljubljana, sendo por isso uma boa opção para um passeio de um dia a partir da capital.

Existem transportes públicos que efetuam ligações entre estes pontos.

O bilhete para visitar as Grutas Postojna são 25 euros (+5 euros para o estacionamento), mas comprando o bilhete combinado por apenas mais 10 euros visitamos também o Castelo Predjama, com audioguia incluído (está disponível a versão em português do Brasil). Estes preços são referentes a Abril de 2018. 

Nas grutas, se preferir a visita em outra língua que não o inglês, paga um custo adicional.

Acresce ainda o pagamento nos parques de estacionamento.

Se conseguir planear com antecedência a hora da visita, aconselhamos a comprar o bilhete previamente. Nós não o fizemos porque não nos queríamos prender a um horário e acabamos por não conseguir vaga no grupo seguinte. Felizmente foi fácil contornar este imprevisto visitando primeiro o Castelo e depois as Grutas, que distam cerca de 20 minutos um do outro. 

CASTELO PREDJAMA


Tínhamos a ideia inicial de visitar o castelo apenas por fora, o que já por si é uma visão espetacular pela forma como surge integrado na rocha.  Mas como estava a chover optamos por visitar o interior e ainda bem que o fizemos!

A forma como os cenários estão mantidos, acompanhado pela descrição do audioguia quase que nos transporta para o passado. Do interior é impressionante a presença da rocha. Assim como as vistas para o exterior. 


Com o castelo praticamente só para nós conseguimos explorá-lo ao nosso ritmo e ao pormenor, durante uma visita de 90 minutos.

Considerámos esta visita imperdível! 

Depois de uma paragem para almoço, seguiu-se a visita às grutas.

GRUTAS POSTOJNA


A visita tem a duração máxima de 2 horas e percorre diversos "salões" com formações rochosas impressionantes!

A primeira e última parte do percurso são feitas numa locomotiva, e no total andamos cerca de 3km a pé.

Não obstante a sua beleza e grandiosidade, achamos excessiva a exploração comercial e turística destas grutas, sendo demasiado evidente as alterações feitas pela mão humana. A visita é feita de forma apressada e impessoal.

Pela forma como decorreu a experiência, foi das atrações que menos nos impressionou no país. 

Seguimos para Bohinska Bystrica a partir da qual exploraríamos nos dias seguintes os impressionantes recantos do Triglav e de Bled.

Comentários