De Bérgamo a Vipava (Eslovénia) passando pelo Lago di Garda e Verona


Este ano decidimos fazer uma road trip pela ex-Jugoslávia e após várias simulações, voar em low cost do Porto para Bergamo permitia-nos poupar uns bons trocos. No entanto, depois de muita pesquisa e troca de e-mails nenhuma rent-a-car italiana permitia que cruzássemos as fronteiras da Bósnia e Sérvia.

Tendo o limite máximo de 12 dias, projetamos várias rotas, e optamos por voar para Bergamo, alugando carro neste aeroporto. Não só por ser mais económico mas também por concluirmos que ao nosso ritmo, 12 dias nunca seriam suficientes para a Croácia, Sérvia e Bósnia! 

Deste modo, ganhamos 2 dias em Itália e incluímos a Eslovénia, a maior surpresa da viagem! Que bela decisão!

Chegados a Bergamo, e depois de uma experiência do outro mundo com a Hertz (ora não sabiam da chave, ora o carro proposto estava sujo, ora o carro era pequeno demais para 5 pessoas), seguimos bastante satisfeitos com a carrinha disponibilizada e ainda com oferta de gps.

Para ganharmos um avanço no percurso, a primeira noite seria já na Eslovénia, em Vipava, uma vila a 20 minutos das grutas de Postojna, a nossa primeira paragem no roteiro pela Eslovénia. Esperava-nos uma viagem de mais de 350km. 

Para suavizar o percurso e evitar "desperdiçar" este dia, e com o Lago di Garda a "caminho" estabelecemos como objetivos almoçar em Sirmione, passar por Peschiera, e também não quisemos deixar de visitar a cidade de Romeu e Julieta - Verona. 

Visitando Sirmione e Peschiera junto ao Lago di Garda, confirmamos que esta zona dos lagos italianos merece alguns dias para ser explorada com calma. A forma como as povoações foram surgindo entre o lago e os alpes italianos oferece-nos cenários idílicos, apesar do céu carregado e ameaça de chuva!


Depois de degustarmos saborosas pizzas e pastas italianas partimos com a certeza de que um dia vamos voltar! 


Verona é uma cidade que se explora bem a pé e achamos que um dia ou algumas horas na cidade são suficientes. 

Mesmo chovendo, em Verona não perdemos a Ponte Scaligero e o Castellvechio, a Basílica di San Zeno Maggiore, a Piazza Brà, onde se localiza a imponente Arena de Verona, a bela e animada Piazza delle Erbe com a imponente Torre dei Lamberti, e claro a Janela de Julieta. 



O regresso a Veneza ficaria para a viagem de volta.

Sempre acompanhados pelos alpes e por pitorescas povoações, seguimos até à Eslovénia.

Para cruzar a fronteira entre estes 2 países do espaço Schengen não existe qualquer formalidade. 

Para circular nas autoestradas é necessário adquirir uma vinheta. Paramos na primeira estação de serviço e compramos uma vinheta que deve ser colocada no visor. Custa 15 euros e é válida por 7 dias, o tempo mínimo. 

Desde o primeiro contacto na Eslovénia ficamos surpreendidos por se falar o Inglês de forma tão difundida, depois de termos tido uma experiência diferente nas vizinhas Eslováquia e Hungria (road trip em 2016). 

Chegamos ao alojamento reservado em Vipava mesmo a tempo de assistir ao pôr-do-sol com os Alpes como pano de fundo.

Terminamos o dia com um jantar no qual aproveitamos para provar os tradicionais žlikrofi - muito semelhantes aos gnocchi, acompanhados com carne. Aprovadíssimos!

Comentários