AÇORES | Roteiro de 2 dias no Faial



Partindo do princípio que está a fazer um roteiro de 8 dias pelas Ilhas do Triângulo (com 3 dias para a Ilha de S.Jorge e 3 dias na Ilha do Pico), vamos partilhar algumas sugestões para a sua visita de 2 dias ao Faial.

Quer tenha chegado de barco desde o Pico ou S. Jorge, de avião desde o continente português ou num voo inter-ilhas, o primeiro passo será levantar o carro e acomodar-se no alojamento por si escolhido. Como tem poucos dias aconselhamos que fique o mais central possível, em relação à cidade da Horta.

Para dicas práticas sobre viajar no triângulo pode ver a nossa nota Açores: dicas práticas para visitar as ilhas do triângulo.

Dia 1 - Horta, Miradouros e Praia do Porto Pim
Se chegar à ilha pela manhã, comece o dia logo pela cidade da Horta.

A Horta, para mim o principal ponto de interesse desta ilha, é a cidade mais cosmopolita dos Açores, internacionalmente conhecida e procurada por iatistas e amantes da vida marinha e desportos voltados para o mar. A Horta sempre abraçou esta fama, tornando-se o centro de estudo e exploração marítima dos Açores.

Faça uma primeira abordagem à cidade, passeando pelas suas ruas, e pela Marina da Horta. Aqui chegam iates dos quatro cantos do mundo. Os visitantes começaram a deixar pinturas nas paredes e chão da marina como testemunho de passagem por esta paragem, para a maior parte deles, remota. Diz-se que esta prática é uma espécie de amuleto para que a travessia termine em porto seguro.

Já que está pela marina e se pretender usufruir das várias riquezas que o mar destas paragens tem para oferecer, aconselho-o a passar por um dos stands e reservar o seu passeio/ativididade.





Almoce pela cidade (o Restaurante A Árvore serve buffet num espaço tradicional e a bons preços) e aproveite o início da tarde para explorar alguns pontos próximos.

Comece pelo Monte da Guia e Miradouro do Monte da Guia, de onde pode admirar a cidade da Horta, aos seus pés a praia do Porto Pim, e a costa até à Ponta do Castelo Branco. A montanha do Pico não passa despercebida. Situado no Monte da Guia, um Bunker de Artilharia de Costa da II Guerra Mundial, é uma das provas da importância estratégica desta cidade.




Descendo, visite a Antiga Fábrica da Baleia, onde pode aprender sobre a tradição baleeira, nomeadamente o processo de transformação e aproveitamento dos cetáceos para âmbar, óleo e farinha. No mesmo complexo, situa-se o Centro Virtual de Interpretação Marinha e o Aquário do Porto Pim (este último não é o que o seu nome deixa prever e não achei interessante pela pouca diversidade de peixes).
No Museu do Peter ou Museu Scrimshaw encontra testemunhos da vida baleeira e da arte de scrimshaw - que consiste nos processos de gravura e escultura em dente e osso de baleia.

Dizem os vizinhos da ilha do Pico, em tom de picardia, que o melhor que o Faial tem “é a vista para o Pico”. Embora discorde desta afirmação, é verdade que a proximidade entre as ilhas oferece vistas cénicas de forma quase permanente.




Há um conjunto de miradouros que permitem experienciar de forma mais acentuada a verdadeira sensação de estarmos num arquipélago. Ao longo da ilha, conseguimos vistas deslumbrantes para as ilhas do Pico, S. Jorge e Graciosa.
Suba ao cone vulcânico que recebeu o Miradouro do Monte Carneiro e oferece vista para toda a cidade, o Vale dos Flamengos e a Ilha do Pico. O Miradouro da Vista Alegre oferece um panorama menos tradicional sobre a cidade, o porto e marina. Ao longe, a ilha da montanha.

Do Miradouro da Espalamaca tem uma bonita vista para a marina e Monte da Guia, para além de avistar as ilhas do Pico, S. Jorge e Graciosa, a praia de Almoxarife e a costa até à freguesia da Ribeirinha. No cimo da encosta da Espalamaca, o Miradouro do Pilar, que deve o seu nome à ermida vizinha, oferece outra perspetiva da ilha e da cidade.

Depois de admirar as vistas, e antes de regressar à cidade, pode passar para conhecer a Praia de Almoxarife. No entanto, se pretende fazer praia, recomendo que descanse o resto da tarde na Praia do Porto Pim. Note o portão fortificado e as muralhas que faziam parte do sistema de defesa da baía de Porto Pim, e hoje em dia ajudam a abrigar a minha praia preferida dos Açores.

Ao lado desta praia, disfrute de um jantar naquele que é considerado o melhor restaurante da ilha - O Genuíno. Mas antes, assista ao pôr-do-sol na praia.




Termine o dia no Bar do Peter, de preferência na sua esplanada.

Dia 2 - Volta à Ilha, Centro de Interpretação dos Capelinhos, Marina da Horta
Para a sua volta à ilha, estabeleça como primeiro ponto de paragem o Monte de Castelo Branco, uma península imponente que abriga as piscinas naturais do Varadouro. Vale um banho matinal por estas paragens!



Refrescado pelo banho no mar, prossiga em direção à Ponta dos Capelinhos para visitar o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos.
Encontrará uma paisagem lunar, testemunho da erupção de 1957/58, conhecida como Erupção dos Capelinhos.

O edifício do Centro marca o lugar do antigo farol, soterrado pelas cinzas. A visita inclui vários momentos, nomeadamente, exposições, exibição de filmes educativos sobre o arquipélago, vulcanologia e o Vulcão dos Capelinhos, em particular, e uma subida ao farol, para disfrutar da vista.

Continuando a testemunhar a natureza vulcânica desta ilha, pode visitar a Caldeira, um dos atractivos locais. É uma cratera com cerca 2 km de largura, rodeada por hortênsias e vegetação.

Prossiga pelas freguesias, das quais destaco a freguesia e o Farol da Ribeirinha, marcados pelo sismo de 1998. Quase 20 anos depois ainda se sente a nostalgia de vidas interrompidas e projetos destruídos. As fendas nas casas, tetos, muros e paredes caídas parecem estar ali para não nos deixar esquecer.

Sempre que vou ao Faial, visito esta freguesia e fotografo a igreja e o farol.




Um passeio por estas paragens é sempre arrepiante por dar um sentido tão literal à efemeridade da vida.

No farol, onde viveram e cresceram várias famílias, a nostalgia permanece.




Ao longo dos anos, o farol tem-se desmoronado e já pouco sobra de pé.

No regresso à cidade de Horta tente encontrar ao Miradouro do Cabeço das Pontas Negras, de onde consegue avistar as ilhas do Pico, S.Jorge e Graciosa. É a minha vista preferida desde o Faial!




Se tiver oportunidade reserve um passeio de barco para o fim da tarde, sendo que as vistas para o Faial e para o Pico são espetaculares!

Deixo duas fotos para o motivar!





Assista ao anoitecer na Marina da Horta, enquanto os tons do pôr-do-sol tornam especialmente relevantes as bandeiras dos iates alinhados, os desenhos no chão e paredes, e a montanha do Pico ao fundo.

Na sua última noite do Faial, jante no Restaurante Canto da Doca e de seguida relaxe na Casa Teahouse & Bar. Também pode visitar este último espaço durante a tarde, para um lanche.

Despeça-se desta forma da ilha do Faial, sentindo-se relaxado e pronto para regressar ao agito diário.


Comentários

  1. Adorei as fotografias e as dicas! Se um dia for aos Açores vou seguir estes conselhos! Obrigada!
    https://fragmentslight.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram muito bonitas :)
    Segui o blog, beijos
    Aqui fica o meu, www.prettyinpink.pt

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso#
    Obrigada pela partilha. É uma grande ajuda para planear as minha próximas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sofia! Ainda bem que achou o nosso post útil! :)

      Excluir
  4. Uau, cada vista mais linda que a outra! Obrigada pelos registros :)

    ResponderExcluir
  5. Demais! Adorei conhecer um pouco mais sobre esta região. Minha esposa é de uma cidade aqui no Brasil, onde a maioria da população é descendente de açorianos. Nós que somos de outras regiões achamos legal o sotaque deles, que é "cantadinho". :) Herança dos colonizadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que sua esposa é de Minas Gerais? Adorava conhecer pois a arquitectura é muito parecido com a minha cidade - Angra do Heroísmo!

      Excluir
  6. Estamos indo para Portugal no final de abril, uma pena que não dará tempo de conhecer Açores, que região linda! É bom que já teremos motivos para voltar, adorei o post! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Tem mesmo que voltar! Sao 9 ilhas encantadoras! Bj

      Excluir
  7. Ainda só visitei São Miguel e voltei apaixonada pelos Açores. Então um dia destes vou aproveitar todas estas dicas para voltar ao paraíso. Tenho muita curiosidade em relação ao Pico e às Flores, em particular...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todas bastante diferentes umas das outras e merecem visita! Vai adorar!

      Excluir
  8. Nossa! Que lugar legal do qual eu nada conhecia!!! Como este Portugal é bonito e tem lugares interessantes para mil visitas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Tem lugares para visitar uma vida inteira :)

      Excluir
  9. Amo de paixão posts assim, que você vai mostrando os caminhos e a gente, além de ver as fotos maravilhosas, vai imaginando como seria cada vielinha e cada lugar. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Ficou bem interessante esse post e as fotos estão realmente lindas. Preciso urgente fazer um tour por portugal, sempre leio sobre lugares interessantes por lá.

    ResponderExcluir
  11. Que emoção recordar os 'meus' Açores... sem dúvida, das melhores experiências de viagem na vida. E já lá vão mais de 100 países... Os Açores são INCOMPARÁVEIS!! Belo artigo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Também tenho um carinho muito especial pelos "meus" Açores :)

      Excluir
  12. Adorei o roteiro que foi tão bem aproveitado com pouco tempo, Açores é um lugar incrível que quero demais conhecer, as fotos estão inspiradoras.

    ResponderExcluir
  13. Sou louca pra ir. AMO Portugal. Adorei e já anotei todas dias, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom :) Venha e vai-se apaixonar por estas ilhas :)

      Excluir

Postar um comentário