CIDADES DA EUROPA | FREIBURG AM BREISGAU E BREISACH AM RHEIN, NA ALEMANHA


Aproveitando a localização estratégica de Basileia decidimos visitar o icónico mercado de Natal de Freiburg am Breisgau, e ainda conhecer a pitoresca cidade de Breisach am Rhein, as duas na Alemanha. 

No nosso percurso por 4 países diferentes constatamos que a rede de transportes funciona muito bem, desde o TGV aos autocarros ou metros de superfícies.

A ligação entre Basileia e Freiburg foi feita de autocarro com a FlixBus (saída do aeroporto de Basel-Mulhouse-Freiburg, no lado Francês. Este aeroporto é um dos poucos aeroportos no mundo gerido por dois países, sendo parte gerida pela Suiça e outra parte por França. Para ir para o terminal de autocarros Francês entre no aeroporto e procure a bandeira francesa, desça as escadas rolantes, e saindo à rua vai perceber de onde saem os autocarros.

Chegados a Freiburg dirigimo-nos às máquinas para comprar o bilhete para Breisach para onde seguimos de imediato utilizando o metro de superfície ou S-Bahn

Colmar situa-se, por sua vez a 20 km de Breisach. Ou seja, Breisach fica a meio caminho entre Colmar e Freiburg, sendo uma boa paragem para almoço e breve passeio. 

Já em Breisach, seguindo as indicações da app HereWeGo dirigimo-nos ao centro da cidade onde procuramos um lugar para almoçar, consultando a app do tripadvisor




Depois de um passeio pela rua principal, seguimos por ruas íngremes e escadas até à Catedral - St. Stephans Munster. Este imponente edifício gótico do séc. 15 marca o cenário da cidade. 



As Portas da Cidade, o  Radbrunnenturm - antiga câmara e tribunal - ou o Tullatur, são outras atrações da cidade, mas com a meteorologia contra nós não nos podemos demorar.  

Regressamos a Freiburg. A chuva já caía com alguma intensidade, mas não quisemos deixar de dar uma volta pela cidade e passar pelo menos pelos mercados e por alguns pontos principais: a Catedral e o Portão Schwabentor, remanescente de muralhas medievais.





Apressados pela chuva que se fazia sentir cada vez mais forte tivemos que sair de Freiburg mais cedo do que o previsto. As previsões não eram nada favoráveis e preferimos regressar ao hotel.

No dia seguinte tínhamos chegado ao fim da nossa primeira viagem pelos mercados de Natal. 

Para nós a magia e encanto destes mercados encontra-se no brio das decorações, no burburinho do convívio e nos sorrisos partilhados. 

O melhor que retiramos desta experiência foi partilhar do espírito que se vive nas ruas e praças decoradas para o Natal, assim como a oportunidade de conhecer 6 cidades europeias em 4 países diferentes, sendo que Metz e Basileia foram as maiores surpresas.

Regressamos a casa de "coração cheio" e já a pensar no destino do próximo Natal! 



Comentários