ROAD TRIP PELOS E.U.A.| ROTEIRO


Depois dos posts com 5 sugestões para o planeamento de uma Road Trip pelos E.U.A. e 5 dicas para tirar o melhor partido da experiência de viagem, neste post trazemos o nosso roteiro, dia-a-dia.

Dia 1 - De Buffalo a Lancaster


A nossa primeira paragem nos E.U.A, depois de cruzar a fronteira com o Canadá, foi a cidade de Buffalo. Paramos para almoçar e dar um passeio de reconhecimento pela cidade. O edifício camarário, um dos prédios mais icónicos da cidade, e o famoso Anchor Bar eram os nossos pontos de referência. 

A inclusão de Buffalo no nosso roteiro foi feita um pouco à revelia das recomendações que tínhamos recebido. Apesar de termos optado por ignorar as dicas de que "não vale a pena", que "não tem nada para ver", confesso que íamos com as expetativas baixas. Talvez por isso nos surpreendemos pela positiva, especialmente ao nível arquitetónico (leiam aqui o post sobre Buffalo para perceberem porquê). 



Cada vez nos convencemos mais de que o interesse de cada lugar depende da perspetiva de quem vê/sente. Também refletimos que mais do que apenas ver procuramos sentir e conhecer. É isso que nos motiva nas viagens, a curiosidade de perceber o que é viver em outros lugares, com outros climas, outras realidades económicas, outras perspetivas, costumes e atitudes. As rotinas, os rostos…as emoções que cada lugar nos transmite…o que seria viver aqui? Como se vive aqui? O que temos em comum? O que nos distingue? Como é que a história e presente deste país moldou o seu povo e se reflete no seu modo de viver? 

Nesta reflexão, enquadra-se perfeitamente a nossa passagem por Lancaster - o condado amish. Não fomos lá para "ver" os amish, fomos lá para conhecer o seu modo diferente de vida e perceber como se encaixam na sociedade do séc. XXI.  

O percurso de 516km entre Buffalo e Lancaster foi feito pelas cénicas estradas acompanhadas pelo rio Susquehanna (neste post pode ver mais sobre esta parte do nosso percurso)

Gostaríamos de ter ficado uma noite entre os dois pontos deste percurso. Tinha sido menos cansativo e tínhamos conseguido apreciar as vistas, e até fazer paragens com mais calma. Mas com 7 dias não tivemos hipótese.

A noite já ia adiantada quando chegamos ao Inn em Lancaster. Cansados, preparamo-nos para deitar, porque o dia seguinte começaria cedo.  

Dia 2 - Lancaster e Washington DC



Começamos o dia no Museu The Amish Village, um complexo de edifícios (casa, estábulo, escola, oficinas) que pretende recriar o dia-a-dia e costumes dos amish, focando as principais diferenças e semelhanças entre estes e os "ingleses" (assim se referem os amish à população não amish). Temos um post específico para este local, que pode ver clicando aqui.



Antes ainda de almoçarmos, seguimos pelo campo até à Kitchen Kettle Village, um complexo de lojas pitorescas, onde se destaca a venda de produtos alimentares e artesanato amish.

Depois de um festim de comida caseira aventuramo-nos por algumas estradas, onde podemos testemunhar várias cenas do quotidiano. 

Mais do que satisfeitos com esta experiência, tínhamos à nossa frente uma viagem de 200 km, até Arlington, Virginia, onde estabelecemos a nossa base durante 2 noites, com o intuito de conhecer a vizinha Washington DC.  

O nosso plano para a primeira noite em Washington DC foi explorar o bairro/parque de Georgetown. Um bairro cheio de personalidade, com lojas vintage, casas coloridas, restaurantes pitorescos. Um destino à nossa medida! 


Dia 3 - Washington  DC


Os planos para o terceiro dia do nosso roteiro centraram-se no National Mall. Sabendo que um dia é muito pouco para visitar este espaço, quisemos tirar o melhor partido do tempo que dispúnhamos, evitando o corre-corre para "picar" tudo de uma lista.




Tínhamos como pontos de referência o Museu do Ar e Espaço, a Galeria Nacional de Arte, o Museu da História da América, o Museu de Histórial Natural, os icónicos Capitólio, Casa Branca, Washington Monument, e os memoriais a Lincoln, Einstein, G. Washington e Luther King.

No post sobre Washington DC trazemos dicas para 2 dias nesta cidade. Clique aqui para conferir a nossa experiência.

Dia 4 - Filadélfia e Nova Iorque 


Começamos o 4° dia do nosso roteiro com uma viagem de 235 km. Cerca de 2h30 depois de sairmos de Arlington, estávamos em Filadélfia. 


Os nossos planos eram almoçar e visitar a rua mais antiga dos EUA, permanentemente habitada - Elfreth's Alley, e o Independence Hall

Apesar da nossa curta passagem por aqui, Filadélfia também mereceu  post individual. Confira aqui a nossa experiência! 



Ao fim de 164km, e cerca de 1h50 estávamos em New Jersey onde estabelecemos base para explorar Manhattan


No primeiro dia na cidade que nunca dorme quisemos começar pelo coração do agito - Times SquareJantamos num restaurante italiano, que tínhamos conhecido da primeira vez que visitamos Nova Iorque, e ficamos por ali. 

Dia 5 e 6 - Nova Iorque 



Visitantes de segunda vez em Nova Iorque pretendíamos uma passagem relaxada pela cidade. Nestes dois dias, percorremos os diferentes bairros residenciais, visitamos o Central Park, descobrimos alguns parques, fizemos a travessia ao fim do dia para Staten Island, e visitamos o complexo construído no ground zero



Depois de duas idas a Nova Iorque temos muito que escrever sobre esta cidade! Aguardem pelos posts!


Dia 7 - Regresso ao Canadá

Acordamos com uma longa viagem à nossa frente. À semelhança do primeiro dia do percurso, teria sido preferível fazer este percurso em 2 dias. No entanto, 7 dias era o tempo disponível, e decidimos tirar o melhor partido. 

Tínhamos planeado orientar o nosso regresso em direção a Ithaca e Seneca Falls nos Finger Lakes. No entanto,  devido à condução morosa à conta de obras na estrada, a decisão mais consciente foi seguirmos diretos à fronteira, pois tínhamos hora marcada para devolver o automóvel. 

Terminamos a nossa viagem com muita curiosidade de explorar outros pontos deste país! 

Mas por agora, queremos partilhar pormenores de cada ponto do nosso roteiro!

Brevemente, sai o post sobre Buffalo

Comentários