ROTEIRO para Road Trip de 8 dias na Croácia

A nossa viagem à Croácia enquadra-se numa road trip que incluiu também o Norte de Itália e a Eslovénia.

Por uma questão de inspiração decidimos começar por vos falar sobre o nosso roteiro pela Croácia.

Este será um post mais geral que servirá de referência para outros mais específicos que escreveremos sobre este destino. Temos tanto para vos contar sobre os nossos 8 dias pela Croácia!

Podemos dividir o nosso percurso em 3 momentos: Pela costa até Omis; pelo interior até aos Lagos Plitvice; pela Istria, já rumo aos últimos dias da viagem.

Vindos da Eslovénia ao fim do dia, mais concretamente de Ljubljana,  Senj foi uma paragem estratégica com o objetivo de passarmos a noite e no dia seguinte iniciarmos a descida pela costa croata.

Ficou assim o nosso percurso:

Dia 1 na Croácia - de Senj a Zadar pelas aldeias piscatórias.

Este pedaço da costa, de 160km mais precisamente, entre Senj e Zadar, oferece vistas paradisíacas sobre o mar, ilhas e ilhéus.

Lukovo Sugarje

Sveti Juraj,  Lukovo Sugarje, Stinica, Prizna, Cesarica foram algumas das povoações à beira-mar por onde passamos, ao longo deste dia.

Ao fim da tarde estávamos a chegar a Zadar, onde ainda tivemos tempo de percorrer os principais pontos.

Igreja de Donato

Dia 2 na Croácia - Zadar - Sibenik - Trogir - Split

150km separam duas das cidades mais importantes da Croácia: Zadar e Split.

Neste percurso destacam-se (e muito!) as cidades de Sibenik e Trogir.

Passamos o dia nestas duas cidades que nos fazem viajar no tempo. Muralhas. Castelos. Casas e ruas em pedra clara. Janelas coloridas. Esplanadas charmosas. Cenas pitorescas do quotidiano. Segurem-me que não consigo largar a máquina fotográfica!

Sibenik
Trogir
Ao fim do dia estavamos a chegar a Split, onde ficamos 2 noites.

Dia 3 na Croácia - Split

Este dia dedicado a explorar a cidade de Split e arredores foi um dos pontos altos da nossa viagem!

Poderá ler em pormenor no nosso post sobre a nossa vivência de Split.

Música ao vivo do Peristilo

Dia 4 na Croácia - Omis - Sinj - Cetina - Knin

No oitavo dia da nossa road trip (o quarto na Croácia) atingimos o ponto mais a sul do percurso - Omis, e iniciamos a subida já em direção aos Lagos Plitvice.

Omis

Neste dia, conhecemos uma face da Croácia muito distante das praias de rocha, das águas turquesa e das cidades muralhadas. (Leia aqui acerca deste dia)

Depois do almoço, seguimos para Izvor Cetine, uma nascente do rio Cetina, situada aos pés de uma Igreja Ortodoxa, para depois rumarmos em direção a Knin.

Izvor Cetine

Igreja Ortodoxa

Entre Sinj, onde paramos para almocar, e Knin, conhecemos uma Croácia por onde são evidentes as marcas da guerra.

Em Knin, ainda tivemos tempo de explorar os 2km de muralhas da fortaleza, a segunda maior fortificação militar da Europa. Aqui, a vista sobre o rio é digna de ser vista!

Vista da Fortaleza de Knin

A beirar o pôr-do-sol conseguimos chegar à Cascata Krčić. Terminamos o dia da melhor forma!

Cascata Krcic

Dia 5 na Croácia - Lagos Plitvice e Slunj

Chegado um dos dias mais antecipados, rumamos aos Lagos Plitvice!

A visita aos Lagos Plitvice ultrapassou as nossas expetativas. Para além da beleza que se vê, é uma experiência que estimula todos os sentidos! É mesmo imperdível!

Veja aqui as nossas dicas para visitar este parque.

Lagos Plitvice

Antes de dar o dia por terminado, e por sugestão da nossa anfitriã, fomos até Rastoke em Slunj, para um pôr-do-sol impressionante, e jantar nos arredores.

Depois de Knin, dos Lagos Plitvice e de Rastoke (para não falar em Krka), a Croácia ganhou, entre nós, o apelido de país das cascatas!

Dia 6 - Rijeka e Vrsar

Rumando em direção à Istria e com o intuito de ganhar terreno, neste dia fizemos um percurso de carro de 3h, com paragem em Rijeka para almoçar.

Praça Koblerov

A tarde foi passada de forma relaxada em Vrsar. Com a praia aos pés do apartamento, quisemos aproveitar o dia quente e ensolarado para experimentar as águas do Adriático.

E o dia terminou com um pôr-do-sol fabuloso na varanda do apartamento!

Dia 7 - Pula e Rovinj

No dia seguinte, exploramos a cidade de Pula, conhecemos algumas praias nos arredores e passeamos por Rovinj.

Anfiteatro Romano em Pula

Rovinj

Terminamos o dia com a Istria no topo da lista. É de facto verdadeiramente encantadora e imperdível! Perceba aqui porquê.

Dia 8 - Porec e Novigrad

Na última manhã na Croácia conhecemos duas cidades encantadoras: Porec e Novigrad.

Porec

Novigrad

Chegamos ao fim do roteiro pela Croácia de coração cheio e com a sensação de termos tirado o melhor partido! Os timings foram perfeitos e não teríamos distribuído o tempo de forma diferente. Conhecemos lugares de beleza e carisma ímpares e não sentimos que "foi a correr"!

Fiquem desse lado para acompanhar os próximos capítulos! Temos muitas fotos e dicas para partilhar.

1. E eu que pensei que conhecia 'tudo' da Croácia. Excelente post com fantásticas dicas! :)

2. Croácia está no topo da minha lista de destinos desejo e fiquei com mais vontade ainda depois de namorar longamente estas imagens. Cada lugar mais encantador que outro! Me diga, por que a escolha por uma road trip pelo país?!

1. Encantadora é uma ótima palavra para descrever estas cidades!
      Nós somos super fãs de road trips, pois permitem ir ao nosso ritmo e "revirar" o país sem estar limitado aos transportes públicos.

2. Mas os transportes púbicos funcionam bem, vocês saberiam dizer?! É que sou o inverso disso: não adoro uma road trip! rsrs bj

3. Lindo post!
    Eis uma trip que tenho vontade em fazer... exatamente esta, partindo do norte italiano.
    E de pensar que Croacia não é apenas Dubrovnik !

1. Verdade! Croácia é um destino com tanto para oferecer, além de ilhas e Dubrovnik. Há tanto para conhecer que nem conseguimos chegar aí!

4. Obrigada! 😊 Foi uma viagem excelente!

5. Amei a roadtrip de vocês, só cidades lindas no roteiro e mostrando toda essa diversidade de paisagens da Croácia, já tinha vontade de conhecer o Lago Plitvice mas só aumenta a cada foto que vejo.

6. Eu já estive na Croácia 2 vezes mas nem metade conheci destes locais! Adorei este roteiro. Daqui a uns anos pretendo voltar e explorar com outro detalhe essas zonas que me parecem muito pitorescas! Abraço desde Braga.