ROTEIRO | Mercados de Natal: Luxemburgo, Metz, Estrasburgo, Basileia e Freiburg im Breisgau


No rescaldo dos dias de Natal, escrevemos sobre a nossa primeira experiência pelos Mercados de Natal.

Aproveitando os voos low-cost de Lisboa para Luxemburgo, e de Basileia para Lisboa, fomos dar um saltinho a alguns dos mercados mais icónicos daquela zona da Europa.

Visitamos as cidades de Luxemburgo, Metz e Estrasburgo, na França, Basileia, na Suíça, e Breisach am Rhein e Freiburg im Breisgau, na Alemanha. Embora tenhamos os nossos preferidos, qualquer um deles merece uma visita!

Deslocamo-nos entre as cidades de comboio ou de autocarro, com bilhetes comprados previamente online no site das empresas (Flixbus e isi lines) ou através da app GoEuro.  Quanto mais cedo comprar  mais opção de escolha tem em termos de percursos e horários. Em relação ao preço não encontramos diferença entre comprar na hora ou online.

Exploramos as cidades a pé, sendo que para uma melhor relação qualidade/preço optamos por ficar mais afastados do centro e por isso tivemos que utilizar transportes públicos. Qualquer uma destas cidades tem um ótimo sistema de transportes.

Um dia é suficiente para explorar o centro e os principais pontos de cada uma destas cidades. 

Ficou assim o nosso roteiro:

Dia 1: Chegada a Luxemburgo.

Chegamos já a tarde ia avançada. Fizemos o check-in, jantamos e revimos os planos para o dia seguinte que começaria bem cedo em Luxemburgo e terminaria em Metz, na França. 

Dia 2: Luxemburgo-Metz (estadia em Metz)

A chuva e a greve dos comboios não nos permitiram mais do que um vislumbre do que são os mercados de Natal na cidade de Luxemburgo.

Embora numa dimensão mais modesta do que nas restantes cidades por onde passamos, estes também cumprem a sua função: encher as praças da cidade de espírito natalício, iluminando a face de crianças e graúdos.

Ficou a vontade de regressarmos para explorar a cidade e o restante país.

Com a impossibilidade de ligação entre  Luxemburgo e Metz, devido à greve, quisemos aproveitar o autocarro que saía para Thionville e daí seguir de comboio para Metz.


Mercado de Natal de Metz é o mais visitado de Lorraine e o segundo mais visitado de França, depois de Estrasburgo.

Depois de um início de dia chuvoso e muito diferente do previsto, chegamos a Metz ao fim da manhã. Deixamos as mochilas no hotel, situado a 2 minutos da Gare de Metz-Ville, e fomos explorar os pontos assinalados no nosso mapa (veja aqui o post sobre o que não pode perder nesta cidade). 

Visitantes dos Mercados de Natal de primeira-viagem, há um cheiro que marcou a nossa experiência! O de vinho aquecido com especiarias! Em França, Vin Chaud e na Suíça e Alemanha, Glühwein. 

Aliás, não faltam bebidas quentes e iguarias para todos os gostos: chocolate quente, champagne, macarrons, pretzles, baguetes, enchidos, gomas, biscoitos, chocolates, produtos biológicos, sopa de cebola, castanhas assadas, bolo de gengibre, maçã caramelizada. Com tanta oferta, acabamos por fazer algumas refeições pelos mercados. 


Em Metz, conseguimos ter uma vivência  muito genuína destes mercados! Por lá, o espírito de Natal espalha-se pela cidade. 


Entre mercados nas praças, rodas gigantes, pistas de gelo e lanternas luminosas, são 8 pontos distintos, agregadores de pessoas e sorrisos. 









Para além desta componente natalícia, a cidade oferece vários pontos de interesse histórico e arquitetónico, com vistas deslumbrantes sobre o rio Mosel. 

Não hesitamos em recomendar esta cidade em qualquer altura do ano! 

Dia 3: Estrasburgo-Basileia (estadia em Basileia) 

Mais do que satisfeitos com a nossa passagem por Metz, seguimos de autocarro (os autocarros partem da Gare Rotiére) em direção a Estrasburgo, um dos ex-libris quando se fala em Mercados de Natal. 


A configuração da cidade com ruas estreitas, praças amplas, e as casas de estilo enxaimel oferecem o cenário perfeito para uma verdadeira cidade de Natal. Conjugando a esta herança uma decoração pormenorizada e elegante e voilá, temos uma cidade encantada!

Não é por acaso que Estrasburgo se auto-intitula como a capital do Natal.

Tal como nós, milhares de pessoas quiseram aproveitar o fim-de-semana prolongado para visitar esta cidade (pode ver aqui os pontos essenciais).

Em dia de enchente não conseguimos saborear o momento como gostaríamos.

Prezamos muito experiências autênticas, o que não é viável quando encontramos mais turistas do que residentes. Fugir ao fim-de-semana será uma boa dica para quem, como nós, prefere menos movimento. 

Até foi difícil conseguir boas perspetivas para fotos, e as que conseguimos não fazem, de todo, justiça ao pormenor decorativo que testemunhamos.









Pelas 20h estávamos a sair de Estrasburgo, novamente de autocarro, mas com destino a Basiléia. Pelas 22h30 estavamos a chegar à Suíça.

Para não andarmos sempre com a "casa às costas", Basileia pareceu-nos a escolha mais estratégica para estadia nas 3 noites que nos faltavam.

Dia 3: Basileia (estadia em Basileia)

Os Mercados de Basileia foram mesmo  os nossos preferidos, pela vivência que conseguimos ter da cidade e pela sua autenticidade, e ainda pelo bom gosto na decoração. As casinhas do mercado em Basileia estão decoradas com maior pormenor do que em qualquer outra cidade por onde passamos, e o artesanato oferecido também é de qualidade distinta.

Aliás, Basileia foi outra surpresa desta viagem! (aqui tem o post para Basileia)



Embora o chocolate quente seja mais do nosso agrado, não quisemos passar sem provar o Glühwein. Comprando a caneca ficamos com uma recordação do Natal de Basileia. 






Dia 4: Freiburg im Breisgau, com almoço em Breisach am Rhein (estadia em Basileia)

Ao planearmos a viagem tínhamos deixado propositadamente em aberto o último dia da nossa escapadinha de Natal. Estávamos ainda indecisos entre alugar um carro e visitar a região da Alsácia - Colmar, Riquewirh, Ribeauvillé e Kaysersberg, ou incluirmos mais um país no roteiro, visitando o mercado de Freiburg 
im Breisgau na Alemanhã. 

Como não nos apetecia conduzir, optamos pela viagem de autocarro. No dia anterior, estávamos indecisos entre Freiburg  e Colmar, ou seja, entre regressar a França ou "colocar o pé" na vizinha Alemanha? Venceu a curiosidade de visitar um mercado alemão.

Como tínhamos um dia completo quisemos conhecer outra cidade. Pesquisando nos arredores e conjugando os horários dos tranportes, fomos almoçar a Breisach am Rhein.

De autocarro chegamos a Freiburg e apanhamos uma espécie de metro de superfície para Breisach, uma cidade pequena situada a meio caminho entre Colmar e Freiburg. É muito pitoresca, sendo a imponente catedral o seu principal marco. 



Já em Freiburg, tentamos ignorar a chuva, teimando em percorrer os mercados com calma.





Embora o principal objetivo dos mercados seja, obviamente, a venda de produtos, para nós a sua mágica e encanto encontra-se nas decorações, no burburinho do convívio e nos sorrisos partilhados.

O imaginário natalício tem o poder de nos transportar para uma zona de conforto, mesmo enquanto exploramos lugares que nos são totalmente desconhecidos. 

Comentários

  1. Muito bom. Como foi o regresso a casa (de onde? Estava previamente marcado, pois o último dia foi decidido quase na hora)

    Como faz o planeamento dos diversos dias? Sites?

    Eu tenho um pequeno blogue mas com muita inexperiência à mistura. Lugaressabores.blogspot.pt

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge!

      Nós tínhamos regresso já marcado, de Basileia-Lx, só não tinhamos o que fazer no último dia planeado.

      Em relação ao planeamento costumo utilizar os guias da lonely planet ou dk eyewitness. Mas neste caso, digitei no google o nome das cidades próximas e fui encontrando dicas.

      Sabia que ia chegar por Lux e sair por Basileia, depois foi pesquisar cidades com mercados de natal nas redondezas e reservar os bilhetes de autocarro.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Vale mesmo a pena! Ficamos fãs e já estamos a pensar num destino de Natal para este ano ❤

      Excluir

Postar um comentário