A cidade de Omis situa-se a 25 km de Split, onde o mar Adriático e o Rio Cetina se encontram.
Para além de cenários deslumbrantes, os maçicos rochosos da montanha Dinara ofereceram ao longo dos tempos grande proteção contra invasores e favoreceram, conjuntamente com as ilhas, baías e canais desta costa adriática, o desenvolvimento de pirataria.
Efetivamente este ponto foi na idade média um perigoso reduto de piratas, que no auge do seu poder controlaram o tráfego desde Kvarner até Dubrovnik.
Este destino, para além do atrativo paisagístico, é indicado para amantes dos desportos radicais. O enquadramento rochoso do rio Cetina permite a realização de vários desportos como caiaque, canoagem, rappel, canyoning, zipline, entre outros. É na bonita cascata de Gubsvica que muitas aventuras acontecem.
Ainda, a Riviera de Omis atrai muitos visitantes pela sua costa recortada repleta de praias e baías.
É por isso um destino para (quase) todos os gostos.
Impressionados pela imponência do maciço de Dinara e a forma como a cidade de Omis se aconchegou aos seus pés, detivemo-nos na ponte por alguns momentos.
Apesar da sua pequena dimensão a cidade velha de Omis é muito pitoresca.
É uma cidade de pedra, desde os edifícios, às fortificações por toda a cidade, até à omnipresença do maciço de Dinara. A partir de todos os ângulos, está o imponente maciço à espreita.
É uma cidade de pedra, desde os edifícios, às fortificações por toda a cidade, até à omnipresença do maciço de Dinara. A partir de todos os ângulos, está o imponente maciço à espreita.
Na parte velha da cidade destacam-se a Praça de S. Miguel, que no Verão ganha vida com as suas esplanadas, a Igreja do Santo Espírito e a Fortaleza Peovica à espreita.
As melhores vistas para um dos cenários mais deslumbrantes da Croácia são obtidas desde a Fortaleza Starigrad (fortica), a Fortaleza Peovica, a Estátua de Mila Gojsalić.
Outra alternativa é subir pelo povoado de Borak, onde pode apreciar vistas cénicas para as ilhas vizinhas.
Pode
aceder à Fortaleza Peovica partindo
da Praça de S. Miguel.
Seguindo
a sinalização, ao fim de uma caminhada de cerca de 15 minutos chegou ao seu
destino - uma fortaleza do século 13 utilizada como vigia e esconderijo de
piratas.
A Fortaleza Starigrad foi construída mais tarde nas ruínas de uma fortaleza antiga. Para lá chegar siga de carro até à vila Baucici e após uma caminhada de cerca de 20 minutos chegará à Fortaleza.
O Miradouro da estátua de Mila Gojsalić sinaliza a homenagem a uma heroína do século 16, popular pelo seu importante papel na guerra contra o Império Otomano. Pode ser acedido de carro.
Deste miradouro, seguimos para Sinj, onde planeamos almoçar. Após um almoço saboroso, seguimos pelo interior do país, em direcção à nascente do Rio Cetina - Izvor Cetina. O dia terminaria em Knin.
Comentários
Postar um comentário