ESLOVÉNIA | Do LAGO BLED ao PARQUE NACIONAL DO TRIGLAV


  Dia 2 na Eslovénia

O simples abrir a janela do quarto em Bohinska Bystrica, já era uma inspiração! Neste cantinho bucólico da Eslovénia tudo é maravilhoso!

A par e passo, literalmente,  encontramos uma cena cinematográfica. Só nos faltou abrir os braços e correr pelas planícies a cantar! Andamos mesmo pelo paraíso! 

Depois de visitarmos o Castelo Predjama e as Grutas de Postojna no dia anterior, o segundo dia pela Eslovénia dia começou em Bled, aos pés dos Alpes Julianos, com um passeio à beira do Castelo e admiramos as vistas para o lago.

Sinceramente, este castelo causa mais impacto visto de longe. Gostamos muito mais de visitar a igreja e deambular pelas ruas deste vilarejo.

Para abrir o apetite e ainda antes de visitar a ilha do Lago (esperamos pela tarde devido à previsão de céu mais aberto) fomos à procura da Garganta de Vintgar pois pretendíamos fazer este trilho em que os passadiços surgem das rochas e parecem ficar suspensos sobre o rio para culminar na Cascata Šum. O percurso, de ida e volta, tem a duração de cerca de 1h e a entrada é cobrada - 5 euros. 

Vicissitude da época baixa, o trilho estava fechado e as águas um pouco agitadas. No entanto, conseguimos fazer uma pequena parte e ficar com uma ideia do que nos esperava.


Este trilho integra o Parque Nacional Triglav, o único parque natural do país.

Seguimos para Bled onde tomamos um almoço rápido e saboreamos o típico Bolo de Bled - Kremna Rezina.

Ao início da tarde regressamos ao lago para um passeio em direção à Ilha. Para cruzar o rio tem diversas opções: alugar barco a remos, fazer o passeio nos barcos tradicionais (pletna) ou de hidrobus. 

Nós optamos pelo hidrobus. Pagamos 11 euros/pessoa, por uma viagem de 10 minutos para cada lado e cerca de 40 minutos na ilha.


Atenção que depois de estar na Ilha é cobrado bilhete para visitar a igreja e para subir a torre. O melhor da ilha são as vistas e 40 minutos foram suficientes.


Outra opção é fazer o percurso à volta do Lago, cerca de 6km. Pode fazer a pé, de bicicleta ou de comboio turístico. 

Fique atento à seta com a palavra Ojstrica, e depois de cerca de 20 minutos de caminhada, voilá! Terá à sua frente a mais famosa vista do Lago. Se estiver inspirado para subir ainda mais fique atento à Mala Osojinica

Perante a inegável beleza da envolvência do Lago Bled custou-nos observar a massificação do turismo. A existência de unidades hoteleiras nas suas margens foi algo que nos fez bastante confusão. Esta descaracterizaçao é o maior senão que encontramos!

Mais do que satisfeitos com a exploração deste lago, decidimos explorar de carro, nos arredores, as aldeias e montanhas menos publicitadas.

Subindo em direção a Pokljuka (por indicação da nossa simpática anfitriã), não sabíamos que nos esperava uma das maiores surpresas da viagem: neve!



Onde andamos?! Nós andamos deslumbrados mas o Gps diz que foi por Polkjuka, Goreljek, Podjelje, e Koprivnik v Bohinju.

Nós desconfiamos que estivemos no paraíso!



Com a ameaça do escurecer, descemos em direção às aldeias pitorescas de Jereka, Bohinska Cesnika, Srednja Vas v Bohinju e Studor.






Este percurso surreal terminou com uma vista deslumbrante do Lago Bohinj e um passeio ao início da noite pelas suas margens até Ukanc.


Finalizamos o dia com uma refeição tradicional no simpático e acolhedor Restaurante Strud'l. Em cheio!

Completamente assoberbados fomos descansar porque o dia seguinte, dedicado aos arredores do Lago Bohinj, prometia!

Comentários