CROÁCIA | No Trilho da Guerra dos Balcãs


Muito distantes das praias de rocha, das águas turquesa e das cidades amuralhadas testemunhamos uma outra face da Croácia.

Conhecemos uma face do país que nos transporta para um período recente muito doloroso - a Guerra dos Balcãs. Essa dor ainda é visível nos rostos. As rugas são traços de sofrimento e desesperança.

Entre Sinj e Knin, conhecemos uma Croácia abandonada e percorremos km e km de sonhos destroçados. Longe do mar, os turistas pouco chegam aqui, e os habitantes destes vales não são muitos. 4 guardadores de ovelhas, foram as únicas pessoas que encontramos.

São evidentes as provas de destruição. De projetos abandonados. Sonhos destroçados. Uma escola com os vidros estilhaçados. Casas incendiadas. Dezenas de casas sem teto ou sem janelas. Uma placa de um restaurante, fechado evidentemente. 




Apenas os guardadores de ovelhas resistem em abandonar as suas terras e os seu animais, quando ao redor mais nada existe. O seu andar é lentificado.

Para quê ter pressa quando a vida acontece muito longe daqui? Estamos bastante perto da fronteira com a Bósnia.



Há uma tensão no ar. Uma exclamação quebra o silêncio - parece que "a guerra passou por aqui".

Mais tarde aprendemos que Knin foi a capital da auto-proclamada República de Krajina Sérvia, em 1991, e por isso, um importante palco de conflitos. Lêem-se relatos de perseguição, tortura e fuga. 

Em Knin, olhamos pessoas ao redor. O seu rosto é mais fechado e apenas os lábios sorriem. Falar inglês? Quase nada. O que torna tudo muito mais genuíno!

Não conseguimos deixar de imaginar o que estas pessoas tiveram que testemunhar! Nós que vivemos no nosso cantinho no meio do Atlântico, nunca poderemos sequer imaginar este tipo de sofrimento. 

Em certa medida, foi uma sensação semelhante a visitar os campos de Auschwitz-Birkenau...talvez seja a sensação de testemunhar a frieza humana! 

Este foi um dia de grande aprendizagem. E uma experiência que enriqueceu imenso este roteiro pela Croácia.

Durante este percurso, fizemos uma paragem em Izvor Cetine, uma nascente do rio Cetina, situada aos pés de uma Igreja Ortodoxa, para depois rumarmos em direção a Knin.



Em Knin, ainda tivemos tempo de explorar os 2km de muralhas da fortaleza, que é a segunda maior fortificação militar da Europa. A vista sobre o rio é digna de ser vista! 



A beirar o pôr-do-sol conseguimos chegar à Cascata Krčić. Esta cascata de 22m de altura marca o início do rio Krka.  Não  estávamos preparados para o espetáculo que encontramos!


No caminho de regresso, encontramos uma senhora idosa, que nos abordou e gesticulando dizia Krčić, Krčić, Krčić. Nós agradecemos e acenamos que sim, afinal era mesmo de lá que vinhamos.

Terminamos o dia da melhor forma! No dia seguinte, visitamos os Lagos Plitvice. 

Comentários

  1. Uau, que demais! Muito interessante esse post :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente só se divulga uma parte da Croácia, a turística, sem saber que algumas partes do país já sofreram tanto. Muito interessante você ter mostrado o outro lado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procuramos incluir no percurso lugarese menos divulgados e foi uma aposta ganha! 😊

      Excluir
  3. Uau, quanto mais vejo a Croácia, mais fico com vontade de conhecer. Muito interessante seu post, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Que emocionante o seu texto. Imagino a sensação de percorrer um lugar com uma história interrompida. As fotos estão lindas.

    ResponderExcluir
  5. Sério! Parece pintura todas as suas fotografias. Me emocionou!

    ResponderExcluir
  6. Muito enriquecedor conhecer um pedaço tão genuíno de um povo. E que belos cenários guarda está região!

    ResponderExcluir
  7. Visitar um lugar tourist-free está cada vez mais raro, mas as surpresas são sempre grandes. Croácia deve ser mesmo muito linda, um dia quero visitá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Márcia, por isso são momentos tão enriquecedores!

      Excluir

Postar um comentário