DICAS| PLANEAMENTO DE UMA ROAD TRIP PELOS E.U.A.


Estávamos ansiosos por vos trazer o relato da nossa road trip pelos EUA. Foram cerca de 2200 km, por 6 estados, em 7 dias.

Neste que é o primeiro de um conjunto de posts, vamos falar da logística do planeamento.

1# - A escolha do destino. Porquê os E.U.A.?

A extensão e diversidade geográfica deste país permitiu o desenvolvimento de realidades demográficas, económicas e culturais tão díspares, que o tornaram num destino com uma oferta muito variada. Num certo sentido, como se de diferentes países se tratassem.

Desde metrópoles, a pequenas e pitorescas cidades, até outras abandonadas; de montanhas e planícies, aos rios e cascatas; de populações pioneiras do avanço tecnológico a populações onde não é utilizada eletricidade e a terra é trabalhada com alfaias; dos estados, às cidades e condados; terra de índios, cowboys e gangsters, é um país que tem muito para oferecer!

Para além disso, os Estados Unidos da América são uma excelente escolha para os amantes de road trips (o nosso caso!), pelo conforto das estradas (pelo menos grande parte) e pelas comodidades (estações de serviço, motéis, restaurantes e diners).

Ficamos com vontade de planear outra road trip por este país. Da próxima, quem sabe, a route 66.

2# - O pedido do ESTA. Como cidadão português, o que preciso para entrar nos E.U.A.?

Os cidadãos de nacionalidade portuguesa não necessitam de visto para entrar nos E.U.A, mas sim de uma autorização eletrónica de entrada: o ESTA.

O ESTA custa cerca de 14 euros e pode ser pedido aqui. (O que não invalida que na fronteira tenha que pagar 7 euros para ter o passaporte carimbado).

Depois de autorizado (o nosso nem levou 24h), o ESTA fica associado ao passaporte (por isso se planeia ir ao E.U.A o primeiro passo é fazer o passaporte), no entanto, e por experiência própria, recomendamos vivamente a impressão do documento (tivemos contratempos por  não termos impresso o ESTA, nomeadamente na saída de Portugal para o Canada).

Depois de ter o ESTA autorizado pode preparar o seu itinerário/roteiro e começar a reservar hotéis e a tratar do aluguer automóvel.

3# - O itinerário. Como preparamos o itinerário/roteiro?


Planear viagens é o nosso hobby de eleição, por isso posso dizer que nos preparamos com antecedência e fazemos muitas pesquisas para preparar os nossos itinerários/roteiros. É tudo feito à nossa medida! 

Paralelamente ao planeamento do itinerário/roteiro começamos as pesquisas de hotéis e aluguer de automóvel.

Habitualmente temos em conta alguns fatores-chave no planeamento da rota - são exemplo, o orçamento, o número de dias disponível, o ponto de entrada e/ou saída no país, um ponto de referência particular, o clima e a estação  do ano, a idade dos viajantes, a preparação física, o ritmo e estilo de cada viajante, os interesses e expetativas de cada um, entre outros.

Quanto mais abrangente o número de fatores ponderados no planeamento, maior a probabilidade de sucesso de uma viagem.

Por outro lado, uma das principais características de um viajante deverá ser a flexibilidade e capacidade de adaptação e gestão de imprevistos.

A escolha do itinerário, no nosso caso, esteve sujeita a 3 imperativos: começar e terminar no Canadá (onde passamos 3 semanas); ter a duração limite de 7 dias; e queríamos muito voltar a Nova Iorque.

Tendo em conta esta realidade, começamos a explorar o mapa dos Estados Unidos (usamos o google maps) e pela proximidade e familiaridade, 3 cidades saltaram à vista - Buffalo, Washington DC e Filadélfia.

Continuando a pesquisa em fóruns e grupos de viagens, e a leitura do guia Eastern USA da Lonely Planet, percebemos que seria possível incluir no nosso roteiro uma visita ao condado de Lancaster, onde vive a maior comunidade Amish dos E.U.A.. Entusiastas por conhecer outras culturas e modos de vida, não hesitamos em incluir este ponto no nosso roteiro!

Definidos os principais pontos - Buffalo, Lancaster, Washington DC, Filadélfia e Nova Iorque - faltava delinear a rota mais cénica para seguir na ligação entre eles, especificamente para o primeiro e último dias de viagem, que era quando faríamos os maiores percursos de carro.

Após mais pesquisas identificamos as estradas com a melhor relação entre interesse paisagístico e ritmo de viagem (que não se queria muito lento) pretendido. 

Seguiu-se a escolha da estadia e aluguer do automóvel.

3# - A estadia. Com que antecedência reservar? Como escolher?

Começamos a ver estadia logo que escolhemos um destino e reservamos assim que nos surge uma boa oportunidade, sempre com cancelamento gratuito e sem pré-pagamentos.

Limpando o histórico e utilizando diferentes perfis em vários equipamentos, vamos monitorizando, e cada vez que nos surge uma melhor opção alteramos a reserva.

Em alguns casos, chegamos a reservar estadia com 8 meses de antecedência, em bons hotéis que viriam a estar ao dobro do preço alguns meses depois.

Na hora da escolha temos alguns critérios, nomeadamente a localização (central ou de fácil acesso, tendo em conta os pontos a visitar), estacionamento gratuito (quando alugamos carro), limpeza e sossego.

Nunca reservamos estadias com pontuação inferior a 7, sendo que a maior parte das vezes conseguimos acima de 8, a bons preços.

Lemos com muita atenção os comentários dos hóspedes, em especial os comentários mais negativos, que por vezes se ficam a dever ao minibar ou à velocidade da internet, algo que no nosso caso não valorizamos. Quanto mais comentários, mais segurança podemos ter de que estamos a obter um feedback real.
Ainda, lemos com atenção o conteúdo dos comentários mais positivos, pois os hóspedes no geral podem estar muito satisfeitos porque o alojamento é ideal para grupos e saídas noturnas, o que não é um atrativo para nós.

4# - O automóvel. Com que antecedência reservar? Como escolher? 

Na mesma lógica, começamos a pesquisar tarifas de aluguer logo que decidimos fazer uma road trip e vamos monitorizando.

Pesquisamos na rentalscar, na holidaycars, e na europcar, e escolhemos a melhor opção tendo em conta o automóvel (em função dos kms a percorrer, características da estrada e número de passageiros), as condições (km ilimitados, possibilidade de sair do país, condições do seguro) e o preço.

Temos uma excelente experiência, aliás  várias, com a Budget.

Habitualmente, optamos pelo seguro contra todos os riscos, porque o "seguro morreu de velho".

5# - Como é cruzar a fronteira/entrar nos E.U.A.?

Cruzar a fronteira do Canada para os EUA foi muito fácil.

Apesar dos agentes colocarem um ar muito sério, apenas fizeram algumas questões (e.g. como nos conhecemos uns aos outros, quanto tempos vamos ficar nos EUA, o que vamos fazer, se nos vamos encontrar com alguém, se levamos álcool, tabaco ou horticulturas/fruta, se levamos mais do que 10.000 dólares); deram indicação para estacionar o carro porque temos que sair para carimbar o passaporte; sentamo-nos à espera de sermos chamados, e poucos minutos depois chamaram "pelos portugueses"; pediram uma morada, demos a do primeiro hotel; digitalizaram as impressões digitais das nossas mãos, tiraram uma foto e pagamos 7 euros/cada.

Finalmente estávamos nos E.U.A para uma road trip de 7 dias, sobre a qual temos muito que partilhar!

Entretanto, se ficou com alguma dúvida sobre este processo de planeamento, sinta-se à vontade para deixar a sua questão nos comentários! 

Comentários

  1. Muito BOM. Dicas interessantes para ajudar a planear a próxima viagem. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas e o meu maior sonho era fazer uma viagem pelos Estados Unidos!! Amo esse país!!

    Passa pelo blog e participa no mega sorteio, tenho a certeza que vais adorar. E prometo que é super simples!! Acaba hoje....

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz! É mesmo um país que tem muito que oferecer! Eu quanto mais conheço dos E.U.A., mais quero conhecer!

      Tentei participar no teu concurso, mas sendo dos Açores fico automaticamente excluída 😉

      Excluir
  3. Vocês são prós a reservar as coisas! Uau! Eu achava-me "boa" nestas coisas por reservar com 3/4 meses de antecedência, mas vou começar a ver tudo muito antes :) vou ficar à espera dos detalhes todos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha 😉😉 Obrigada Minnie Me! Às vezes compensa muito reservar cedo, mas outras vezes surgem melhores ofertas mais perto das datas. Por isso, começamos a ver logo que possível e vamos monitorizando 😊 Temos muitos detalhes para partilhar!

      Excluir
  4. Fiz esse mesmo itinerário uma vez e um NY - Niagara Falls. Passagens por five finger lake, Rochester, Watkins Glenn, Lancaster, Williamsburg, DC e New hope. Buffalo e Syracuse são dispensáveis. Rochester valeu pela praia no lago Ontario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós não dispensaríamos Buffalo, mas Niagara Falls, sendo a segunda vez que lá fomos desiludiu...

      Excluir

Postar um comentário