CROÁCIA | Roteiro pelas Vilas Piscatórias da COSTA ADRIÁTICA (de Rijeka a Zadar)


Vindos de Ljubljana, cruzamos a fronteira com a Croácia ao fim do dia (prepare o CC ou passaporte uma vez que a Croácia ainda não pertence ao espaço Schengen). Tínhamos à nossa frente uma road trip de 8 dias por este país! Ainda não sabíamos que seria inesquecível! 

Com o objetivo de ganhar algum tempo no percurso (e também para poupar alguns trocos uma vez que a estadia em Rijeka estava bastante mais cara), a primeira noite na Croácia foi passada em Senj. Visitaríamos Rijeka noutra altura do percurso.

A nossa opinião sobre Rijeka é que se estiver por perto valerá a pena parar e dar uma volta pelo centro e pelo porto comercial, caso contrário, não é das cidades mais interessantes do país.

Amanhecendo em Senj, decidimos seguir a sugestão do nosso anfitrião e visitamos o Castelo antes de prosseguirmos durante alguns dias pela costa paradisíaca do adriático.


O pedaço da costa entre Rijeka e Zadar, oferece vistas paradisíacas sobre o mar, ilhas e ilhéus do mar Adriático.

Seguindo viagem, rapidamente se constata que os verdes da Eslovénia foram substituídos pelos tons desérticos!


Descendo das montanhas, o percurso foi feito de vila piscatória em vila piscatória, com o mar azul turquesa à nossa direita. A forma de tirar melhor partido da costa é mesmo fazendo o percurso no sentido descendente.

Arrumamos os casacos quentes para darmos lugar às t-shirts e agasalhos mais leves.

Além da cor, que às vezes não nos parecia real, a relação da terra com o mar é fabulosa. Este está, literalmente, à porta das casas e à beira das estradas. É parar o carro e dar um mergulho!

Nesta altura do ano, sem a azáfama do turismo, pouco ou nada se passa. Durante km não se vêm pessoas, ou outros carros.

Ao nosso ritmo, vamos parando a par e passo, como se precisássemos de mais tempo para criar memórias.

Praias de rocha branca. Barcos ancorados. Igrejas medievais. Águas azul turquesa e transparentes. A cor das portas. O chilrear dos pássaros. Ruas em pedra. Um sorriso tímido à espreita. Um quarto para alugar. Roupa estendida às portas e janelas de casa.

Sveti Juraj,  Lukovo Sugarje, Stinica, Prizna, Cesarica, Karlobag são alguns dos nomes a reter. 




Em Karlobag, almoçamos num restaurante com vista para o mar, como não podia deixar de ser, e depois passeamos pela marginal à beira-mar. 
 


Ao fim da tarde estávamos a chegar a Zadar, onde ainda tivemos tempo de fazer o reconhecimento do terreno e percorrer os principais pontos.

Nos próximos dias exploramos a parte da costa de Zadar a Omis, para depois iniciarmos a subida com o objetivo de chegar aos Lagos Plitvice. 

Comentários