CROÁCIA | Roteiro de um dia nas cidades amuralhadas de Sibenik e Trogir



Uma das características mais marcantes das cidades na Croácia, que pela sua localização estratégica foi palco de muitos conflitos, são as cidades amuralhadas. 

Muralhas, mais ou menos preservadas, e castelos, mais ou menos imponentes, zelam, ainda hoje, pelas populações. Pela sua localização estratégica, os astelos oferecem, na sua maioria, vistas panorâmicas e as cidades que cresceram dentro das muralhas têm a capacidade de nos fazer recuar séculos no tempo. 

Entre Zadar e Split, as cidades de Sibenik e Trogir, menos imponentes e movimentadas do que as primeiras, ganham em charme e autenticidade. 

Dedicamos um dia a estas duas cidades, mesmo à nossa medida!

Muralhas. Castelos. Casas e ruas em pedra clara. Janelas coloridas. Esplanadas charmosas. Cenas pitorescas do quotidiano. 

Em termos de ranking, para nós, superam Zadar. Entre visitar Zadar ou deambular por estas ruas não hesitaria em deixar Zadar para uma próxima. 

Para uma experiência mais genuína procure visitar estas paragens antes do início da época de Verão pois nessa altura devem estar sobrelotadas! 



Um dos pontos chave de qualquer cidade é a sua praça central. A praça principal de Sibenik é delimitada pelo edifício camarário e pela Catedral de St. James.  


A Catedral de St. James, Património Mundial da Unesco, reúne características dos estilos gótico e renascentista. Repare no pormenor dos rostos esculpidos nas suas fachadas e saiba que representam os participantes na sua construção.



Passeando pelas ruas  encontramos cenários pitorescos em cada recanto. Segurem-me que não consigo largar a máquina fotográfica! 





Como é comum nas cidades da costa, Sibenik também tem uma marginal à beira-mar e algumas fortalezas. 



Entre 4 fortalezas, destacam-se a de S. Miguel e a de S. Nicolau. A primeira situa-se sobre a cidade e pode ser facilmente acedida através do seu centro. Seguindo a inclinação das ruas chegamos lá, mas para entrar é necessário pagar. A segunda, é um forte situado no mar. 

Mas Sibenik tem ainda mais pontos a seu favor. Situada a cerca de 18km da entrada principal do Parque Nacional de KRKA é um ótimo ponto de ligação a este parque que é uma das principais atrações do país.

Encantados com Sibenik seguimos para Trogir.

Os mais de 2000 anos da cidade de Trogir, situada numa ilha que se liga ao continente por uma ponte, conferem-lhe um dos ambientes mais charmosos do país. E dizemos isso depois de termos visitado dezenas de cidades e vilarejos na Croácia. 

Esta cidade é reconhecida pela elevada concentração e estado de conservação dos seus edifícios de inspiração românico-gótica. Merecidamente, integra a Lista de Património da Humanidade da Unesco.

Cruzando o Portão do Mar chegamos ao passeio marítimo de Trogir. Aqui não faltam opções de restauração, embora no interior da cidade encontre melhores preços. 

Caminhando pela agradável marginal chegamos ao Castelo Camerlengo que das suas torres oferece vistas lindíssimas sobre a cidade. 


Contornando as muralhas voltamos a entrar na cidade de ruas de pedra estreitas onde os tempos medievais e a atualidade se cruzam. E somos novamente transportados no tempo!







Esta cidade é pequena e os seus pontos principais visitam-se em algumas horas. 

A Praça João Paulo reúne, para além de uma simpática esplanada, alguns dos principais atrativos de Trogir: a Torre do Relógio, o edifício camarário, o Palácio Cipiko, a  Igreja de São João Batista, e a Catedral de São Lourenço. Esta última é a mais rica representação do estilo romanico-gótico no país. O seu interior é de um pormenor decorativo impressionante!


Com o dia ganho seguimos para Split, outra cidade imperdível num roteiro pela Croácia.

Comentários

  1. Janete,que demais seu roteiro! Essas cidades parecem saídas de um conto medieval, muito lindas. Me apaixonei principalmente pela foto que mostra as casinhas ao lado do mar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um roteiro que nos deu muito gosto fazer! Especialmente conhecer e descobrir estas cidades!

      Excluir
  2. Vitor Martins:
    A Croácia e um país extraordinário, que ainda pode ser visitado de forma tranquila e com preços acessíveis, parabens pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitor! É verdade, especialmente fora da época alta.

      Excluir
  3. A cidade me pareceu muito simpática e apaixonante pela sua descrição. Fiquei com muita vontade de conhecer mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo a pena! E em época baixa tem estas cidades praticamente só para si!

      Excluir
  4. Amo este tipo de cidadela.... Nao conheço Zadar, muito menos Sibenik e Trogir, mas bom saber que entre essas, é melhor escolher as duas ùltimas.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Que cidade Linda! É cheia de histórias. Adorei o post eu acho um charme cidades assim com uma rica arquitetura e lotada de boas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sibenik e Trogir são mesmo encantadoras!

      Excluir
  6. Croácia super está na minha lista, fico impressionada com essa arquitetura que leva a uma idade medieval, adoraria caminhar e fotografar por essas ruas de pedras estreitas. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário