CROÁCIA | O Órgão do Mar e a Saudação ao Sol de ZADAR


Num ROTEIRO pela Croácia, duas curiosas atrações destacam Zadar das restantes cidades - o Monumento ao Sol e o Órgão do Mar.  

Depois de uma viagem de 160km pela Costa Adriática, ao fim da tarde estávamos a cruzar a ponte pedonal que dá acesso à cidade velha de Zadar. 

Sem correrias, tivemos tempo de percorrer os principais pontos antes do anoitecer. Por isso, achamos que algumas horas são suficientes para esta cidade.


Se está indeciso entre incluir, ou não, Zadar no seu roteiro pela Croácia, a nossa opinião é sim, se não exigir grandes desvios. Caso contrário não consideramos que seja uma cidade imperdível. 

Para além das duas atrações já mencionadas, num passeio pela cidade certifique-se de que inclui no seu percurso os seguintes pontos: a Praça do Forum, onde encontra ruínas do forum romano, a Igreja de São Donato, o Pilar da Vergonha e a Igreja de Santa Maria; a Catedral de Zadar; a Praça do Povo marcada pela Torre do Relógio; A Rua Široka, com lojas, artesanato, cafés, restaurantes e montras com gelados irresistíveis; e a Riva, uma agradável marginal voltada para o mar.

Catedral de Zadar

Igreja de Donato

Igreja de Santa Maria

Riva de Zadar 

Como em qualquer cidade, parte do encanto é perder-se entre ruas e travessas.


Nós fizemos questão de passar uma noite  em Zadar para assistir ao pôr-do-sol, junto às duas criações do arquiteto croata Nikola Bašić - o Orgão do mar e o Monumento ao Sol.

Explicados de uma forma muito simples, o Monumento ao Sol consiste numa placa que durante o dia capta energia solar e à noite se transforma num espetáculo de luzes. O Órgão do Mar gera, com o movimento das ondas, diferentes notas musicais.   

   
Terminamos este dia bastante relaxado com um delicioso jantar e um passeio junto ao Monumento ao Sol, ao som relaxante do Órgão do mar. 

No dia seguinte, passamos por Sibenik e Trogir, terminando o dia já em Split. 

Também já está no blog o nosso Roteiro de 1 Dia em Split!, e muitas dicas para planear a sua viagem! 

Comentários