CROÁCIA | Dicas sobre Estadia, Refeições, Moeda, Custos e Deslocação.



Quando escolhemos um destino, para além de decidir o que visitar e fazer, existem algumas questões chave que precisam de resposta e que estão diretamente ligadas com um planeamento eficaz e consequente sucesso da viagem. 

Se já leu o nosso Roteiro para 8 dias na Croácia e ficou mais do que convencido a visitar este país maravilhoso, vai precisar de todas as dicas úteis que temos para si.  

QUANDO VISITAR

Como saberá, a Croácia é um dos destinos da moda, por isso tenha em mente que nos meses de Verão e épocas de férias escolares vai encontrar muita gente em todo o lado! Muita mesmo! 

Se como nós a possibilidade de encontrar os espaços sobrelotados estraga as suas férias, será melhor excluir os meses de Julho e Agosto, e preparar a sua viagem para as épocas intermédias, ou seja, de Abril (excetuando as férias da Páscoa) a Junho, e de meados de Setembro a meados de Outubro.

Se pretende aproveitar as praias e mergulhar nas águas cristalinas do Adriático, evitando multidões, poderá escolher os meses de Junho e Setembro.

De Novembro a Março, devido às temperaturas mais baixas não conseguirá desfrutar da relação com o mar, assim como será mais desconfortável (ou mesmo impossível) explorar as cidades e todos os recantos fantásticos da natureza.

Nós fomos em Abril e achamos que foi a melhor opção. Não sendo nosso intuito principal fazer praia, a temperatura esteve muito agradável  e convidativa a banhos (32° na Península da Istria). Experimentamos mas a água estava fria para nós (embora alguns corajosos permanecessem no mar).

Lagos Plitvice

COMO CHEGAR

Pode chegar por pontos estratégicos como Zagreb, Pula, Zadar, Split ou Dubrovnik. Ou pode ainda voar para qualquer cidade de um país vizinho e daí seguir para a Croácia. Nós chegamos por Bergamo pois voar em low cost permitiu-nos poupar muito (e ainda regressar a Veneza por uma noite!).

Para estudar as melhores opções utilizamos as plataformas Skyscanner, Momondo, Google Flights e Kiwi.  Pesquisando com antecedência pode criar alertas para os percursos pretendidos e assim monitorizar os preços.

COMO SE DESLOCAR


Embora nos tenha parecido que o sistema de transportes dá resposta às necessidades de deslocação entre os principais pontos, alugar carro é na nossa opinião a melhor forma de conhecer o país.

Para além da liberdade em termos de horário e de ser menos moroso, permite-nos parar sempre que quisermos para admirar mais de perto alguma praia ou baía, explorar uma cidade surpresa pelo caminho ou tomar  alguma estrada numa de "vamos ver onde isto vai dar?", o que na Croácia irá acontecer com muita frequência!

Os preços do aluguer de automóvel podem sair bastante em conta, especialmente reservando com antecedência online. Para alugueres na Europa utilizamos as plataformas Europcar, Rentalcars, Autoaurope ou diretamente no site das companhias.

Nós alugamos carro em Itália, no próprio aeroporto. Esta decisão trouxe-nos a contrapartida de não podermos visitar a Bósnia e Sérvia, como inicialmente previsto. 

Hoje vemos que foi o melhor, por dois motivos. Permitiu-nos conhecer e apaixonar pela Eslovénia e fazer o percurso pela Croácia de forma mais relaxada. 

Um carro alugado na Croácia à partida pode circular pelos países vizinhos da ex-Jugoslávia, e vice-versa, mas é importante que confirme sempre. No entanto, existem grandes restrições para a circulação de carros alugados em Itália nesses países. Mesmo que consiga cruzar a fronteira para a Bósnia e Sérvia, o seguro poderá não cobrir estes países, e aí estará sobre sua conta e risco. Lendo bem nas entrelinhas dos regulamentos de todas as rent a car pesquisadas, a Bósnia e Sérvia estavam excluídas da lista de países permitidos. Nestas questões de seguros não brincamos e preferimos não arriscar. Por falar em seguros, nós optamos pela cobertura total, sem franquia. 

É tranquilo conduzir na Croácia embora os croatas nem sempre respeitem o código de estrada. Ignoram particularmente as linhas contínuas.

Neste aspeto:

↳ Atenção aos limites de velocidade

↳ Os médios devem estar sempre ligados.

↳ Nas auto-estradas existe o sistema tradicional de pagamento de portagens.

↳ O preço do combustível é cerca de 15% inferior ao nosso.

↳ Para fazer 2700km gastamos 3 depósitos (cerca de 160 euros)

↳ Utilizamos a app HereWeGo no smartphone, como sistema de gps. Nesta app deverá fazer o download dos mapas previamente.

↳ Nesta altura do ano achamos bastante fácil estacionar, existindo nas cidades vários parques com pagamento à hora. 

ONDE FICAR

Na Croácia, assim como nos países Balcãs vizinhos, está muito difundida a prática de aluguer de quartos, apartamentos e casas. Ao pesquisarmos ficamos com a ideia de que a oferta é no geral de qualidade.

A nossa experiência foi muito positiva, sendo que ficamos em apartamentos com boa relação qualidade-preço e com avaliação de pelo menos 8 no Booking.

Privilegiamos apartamentos com estacionamento gratuito por isso em cidades como Zadar e Split tivemos que ficar fora do centro histórico mas sempre a menos de 5 minutos a pé das principais atrações. Para além do estacionamento gratuito, a limpeza e localização são critérios principais para nós.

Onde ficamos: 

↳ Em Senj - Vlatkovićeva Apartments

↳ Em Zadar - Apartment Domalu Old Town

↳ Em Split - Apartments Bašić

↳ Em Knin - Sobe "šime & Joso" - Knin

↳ Em Smoljanac - Apartments Gabi

↳ Em Vrsar - Apartments Belvedere 

Música ao vivo em Split

REFEIÇÕES E GASTRONOMIA


Gastamos em média 8 euros por pessoa por refeição (almoço e jantar) em restaurantes (isto no mês de Abril).


Privilegiamos saladas, pizzas no forno de lenha, pastas e grelhados, acompanhados muitas vezes por vinho ou cerveja local, mas não deixamos de experimentar bebidas e gastronomia típicas.


 ↳ Licores típicos que experimentamos: Rajika e travarica


 ↳ Pratos típicos que mais gostamos: presuntos e queijos,  pašticada, Štrukli (massa folhada com queijo ou compotas), muito peixe e frutos do mar, carnes suculentas e vegetais grelhados.  


 ↳ Para decidir onde comer procuramos no tripadvisor os melhores locais para refeições económicas nos arredores. Pode confiar!


O pequeno-almoço tomamos nos apartamentos com produtos comprados no supermercado. Os preços estão ao nível dos nossos.


SOBRE OS PAGAMENTOS

A moeda vigente na Croacia é o KUNA. Um Euro equivale aproximadamente a 7.40 Kunas.

Existem várias casas de câmbio pelas cidades turísticas. Embora seja esta a opção mais favorável, tem também a hipótese de levantar diretamente no ATM.


Muitos estabelecimentos aceitam euros, e contrariamente ao que estávamos à espera nem sempre o câmbio nos é desfavorável. No entanto, preferimos usar kunas sempre que não foi possível usar MB (usamos o free travel card), o que aconteceu na maior parte dos casos.


O uso de MB não está muito difundido sendo que a maioria dos restaurantes e lojas de souveniers apenas aceita pagamento em dinheiro. O mesmo acontece com a estadia.


↳ Para calcular o câmbio utilizamos a app Xe currency. 


↳ Utilizamos também a app Splitwise, excelente para grupos pois permite registar os gastos e fazer encontro de gastos


GASTOS EXTRA 

Para além dos gastos já enumerados, temos a acrescentar.

↳ Entrada nos Lagos Plitvice - 20 euros 

↳ Entrada em Split no Mausoléu, Templo de Júpiter e subida à Torre Sineira - 6 euros. 


↳ Entrada em Catedrais e Igrejas - 3 euros/cada. 


Explorando Sibenik

Com estas dicas práticas esperamos facilitar o planeamento da sua viagem à Croácia. Se alguma questão ficou por esclarecer não hesite em deixar nos comentários ou deixar mensagem via facebook na nossa página Travel is my joy

Comentários