CROÁCIA | Dicas para Visitar os LAGOS PLITVICE


Os Lagos Plitvice são uma das principais atrações da Croácia, se não a principal.

Nós fomos confirmar o porquê deste estatuto e saímos de lá mais do que convencidos! Não é por acaso que integram a lista de Património da Humanidade da Unesco, desde 1979.

Depois de vermos tantas fotos e por ser um destino tão divulgado, o dia de visitar os Lagos foi um dos mais antecipados da nossa road trip pela Croácia. 

A verdade é que é impossível antecipar ou transmitir por palavras o que se sente ao trilhar este parque. Além da espetacularidade das quedas de água, é impressionante a quantidade e diversidade de cenários, plantas, insetos, peixes, cores, sons, texturas. Um verdadeiro espetáculo da natureza que se estende por cerca de 300 km!

Estes lagos, que são precisamente 16, dividem-se em lagos superiores (12 lagos) e inferiores (4 lagos). Os lagos estão ligados entre si por inúmeras cascatas que desaguam nas àguas de diferentes tonalidades. Se olharmos atentamente, vemos os peixes e plantas subaquáticas. Ao redor abundam diferentes espécies de plantas. Cores e texturas variadas proporcionam um verdadeiro despertar dos sentidos! 

A preferência da maioria parece pender para os lagos "de baixo". Nós não conseguimos escolher uns em detrimento dos outros, porque proporcionam experiências diferentes e na nossa opinião igualmente imperdíveis!


Os lagos inferiores destacam-se pela intensidade da cor azul turquesa das suas águas, o enquadramento com o desfiladeiro e pela grandiosidade da Cascata Veliki. Digamos que são mais dramáticos. 


 A experiência nos lagos superiores é de maior imersão na natureza. 


Com esta publicação pretendemos transmitir um conjunto de dicas que possam ajudar no planeamento da sua visita. 

Aspetos práticos para planear a sua visita:


 Horários: o parque funciona 365 dias/ano, das 07h às 19h, embora possam existir restrições motivadas pelas condições meteorológicas. Convém confirmar na página oficial o horário de funcionamento do autocarro e do barco, que não coincide com o horário do parque. 

 Junho, Julho, Agosto e Setembro são os meses de maior lotação. Se quer fugir de possíveis enchentes, os meses de Abril, Maio e Outubro são os mais indicados. Durante o Inverno a circulação pelos parques está limitada a algumas áreas, chegando a encerrar por motivos meteorológicos. 

Por irmos em época baixa (meados de Abril) felizmente encontramos poucas pessoas durante a maior parte do percurso, tornando muito real esta sensação de retiro e imersão na natureza. 

 O preço do bilhete varia consoante a época que visitar, a hora de entrada e o número de dias (1 ou 2). Poderá consultar todos os pormenores também na página principal. Em Abril (época intermédia) o bilhete custa 20 euros. O preço inclui os percursos de barco e autocarro. 

 Uma das questões mais importantes é decidir quanto tempo é necessário para visitar o parque (estime cerca de 7 horas no máximo); e se faz um passeio de um dia ou se dorme nos arredores. Nós aconselhamos a pernoita e uma visita a Slunj. Dormimos em Smoljanac. 

No entanto, se pretender fazer apenas um passeio de um dia aos lagos, saiba que estes, por exemplo, ficam a 130km de Zagreb e a 120km de Zadar. 

 Pode chegar aos parques de carro alugado, autocarro ou em excursão. Existem excursões e autocarros a partir e a retornar a vários pontos do país. Pode pedir informação específica no alojamento ou postos de turismo. Na maioria das cidades por onde passamos havia oferta de excursões aos Plitvice.

 Existem duas entradas principais. Deverá escolher a entrada 1 (Rastovača) se pretender começar pelos lagos inferiores; ou a entrada 2 (Hladovina) para começar o trilho pelos lagos superiores. Existe uma entrada complementar (Flora) situada perto da Entrada 2.

 Se estiver de carro pode estacionar num dos 2 parques pagos (1 euro/hora), situados nas entradas do parque. Nos guichés na entrada pede o ticket para colocar no carro e paga antes de sair.

 Existe um local onde pode guardar a sua mochila ou mala.

 À entrada encontra um mapa dos lagos. 
 

 Poderá adquirir um desdobrável com as principais rotas assinaladas. Existem também painéis ilustrativos. 


Sem grande indecisão, escolhemos o PERCURSO H.


Este percurso passa pelos lagos inferiores e superiores, num total de 8.9 km, e tem a duração máxima prevista de 6H. Nós fizemos em 5H, contando com paragem para uma merenda, muitas fotos e muitos momentos de contemplação.


O percurso H começa no ponto ST3, sendo a viagem entre o ponto ST2 e ST3 feita de autocarro. A viagem de regresso (de ST1 para ST2) é também feita de autocarro.

Os painéis indicativos ao longo do parque ajudam a orientar o percurso. 


Começamos pelos lagos superiores por um percurso pantanoso em que um passadiço de madeira vai serpenteando o Lago. Estas plataformas de madeira, ao longo do trilho são das poucas evidências da intervenção humana.



Consideramos que foi uma ótima opção começar pelo ponto superior (P3), uma vez que desta forma fizemos grande parte do percurso a descer. Foi menos cansativo e conseguimos ter mais disponibilidade para apreciar as vistas deslumbrantes.

Ao longo do percurso, não só os cenários, mas também o declive, vai variando. 



Neste percurso, a ligação entre os lagos superiores e os inferiores é feita de barco (de P2 para P3), sendo o cais à beira do parque de merendas. Neste parque encontra alguns pontos de venda de bebidas e comida, no entanto, para poupar tempo e dinheiro optamos por levar a nossa merenda. 


Depois da merenda prosseguimos em direção aos lagos inferiores. A palete de cores ao longo deste percurso, é do outro mundo!


As águas corriam com intensidade, aumentando a emoção de percorrer as suas margens.



Terminamos o percurso da melhor forma, com uma dramática chegada à Cascata Veliki, a maior do parque, com  78m de altura. Antes de a vermos já a ouvíamos à distância!


A subida em direção ao ponto ST1 foi feita sempre com a cascata pelo lado direito. 

Despedimo-nos assim dos Lagos Plitvice!



A visita aos Lagos Plitvice ultrapassou as nossas expetativas. É uma experiência que estimula todos os sentidos! Absolutamente imperdível!

Comentários

  1. Sem dúvida, das belezas naturais mais envolventes da Europa... maravilha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envolvente é um ótimo adjetivo para descrever esta maravilha da natureza!

      Excluir
  2. A Croácia foi um dos lugares mais bonitos que conheci, infelizmente não conheci os lagos, mas já é um bom motivo pra voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Croácia é um país lindo, com muitos atrativos. Mas volte sim porque os lagos são uma maravilha!

      Excluir
  3. Que post lindo e recheado de dicas para uma visita tranquila. Vocês deram muita sorte o dia estava perfeito, as fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, a ideia do post é exatamente essa, ajudar a planear para depois só ter que disfrutar do passeio! Tivemos sorte mesmo!

      Excluir
  4. Esse lugar é incrível! Cada vez que eu leio um texto sobre ele fico babando. Ótimas dicas, um post lindo e ao mesmo tempo super prático para quem quer ir visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mt Obrigada! Tentei que fosse bem prático e com dicas úteis para ajudar a planear a visita!

      Excluir
  5. Não têm adjetivo suficiente pra descrever como esse lugar é lindo, preciso conhecer o quanto antes e as suas dicas estão de grande ajuda, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Um lugar pra lá de incrível e fotos muito lindas! Tenho muita vontade de conhecer a Croácia e suas dicas já estão super anotadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha achado útil! Vai com certeza amar os Lagos.

      Excluir
  7. Que lugar carregado na beleza. Tenho muita vontade de conhecer Croácia e agora sei que devo incluir esta região no roteiro, com certeza. Gostei de saber sobre os melhores meses para visitar, pois são justamente os meus preferidos para sair de férias. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo e imperdível! Também são os meus meses preferidos, ainda mais se conseguir fugir da confusão!

      Excluir
  8. Que lugar mais maravilhoso. Com tantos lagos, iria passar dias. Engraçado que esses dias uma amiga estava falando daí. Ela quer ir. Vou passar seu post para ela. As fotos estão de babar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renata! É mesmo um lugar maravilhoso! Partilha sim! 😊

      Excluir

Postar um comentário