CROÁCIA | 5 Jóias da Península de Istria


Embora ainda fique fora dos roteiros mais típicos pela Croácia, a Península de Istria tinha-nos sido altamente recomendada por alguém que dizia "se tiveres que escolher apenas uma zona da Croácia escolhe a Istria". Efetivamente, esta zona do país viria a ser uma das que mais gostamos de conhecer.

Istria designa uma península no Mar Adriático partilhada atualmente pela Croácia, Itália e Eslovénia. Pela sua localização estratégica foi, à semelhança dos territórios vizinhos, palco de muitas disputas.

A ocupação pelos italianos e austro-húngaros conferiu-lhe um charme inigualável.

Quer seja nas ruínas romanas, nos edifícios de influência Veneziana, nas casas coloridas, nos gelatos, ou no dolce fare niente de se estar numa esplanada ou sentados numa praia à beira do mar, são inegáveis as influências do país vizinho.

Há um romantismo nestas paragens que nos fez apaixonar por elas. 

Seleccionamos 5 Jóias, que o vão convencer a visitar esta zona da Croácia. 


Vrsar (Orsera)

Com o objetivo de conhecer um pouco desta península, estabelecemos base por 2 noites em Vrsar. 

Chegados ao aparthotel e com a praia praticamente aos nossos pés, num belo dia de sol quente, quisemos experimentar as águas do Adriático. 

Passamos o resto do dia de forma relaxada, terminando com um pôr-do-sol fabuloso. A vista é da varanda do aparthotel voltada para o arquipélago de 18 ilhas inabitadas.


A cidade velha fica no topo de uma colina, onde acedemos pelas ruas estreitas e inclinadas em calçada. Nesta cidade pitoresca de inspiração medieval duas igrejas destacam-se, uma pela sua modernidade e vista privilegiada para a baía - Igreja de São Martim; outra no estilo barroco e renascentista - Igreja Fosca. 

Pula

Esta cidade é das mais conhecidas e visitadas na Istria devido aos evidentes testemunhos da ocupação romana. 

É uma cidade que respira história, a começar pelo imponente anfiteatro romano. É interessante o cenário que ele cria.




Em algumas horas exploramos o centro histórico, incluindo a Igreja Franciscana (3€ a entrada), a Fortaleza, o Templo de Augusto, o Arco dos Sérgios e percorremos as ruas estreitas de herança medieval.


Claustro da Igreja Franciscana 

Igreja Franciscana

Fortaleza de Pula

Nos arredores de Pula existem muitas praias, aliás como em toda a costa deste país. Nós exploramos algumas. São de rocha à semelhança das restantes. 

Rovinj

Rovinj é das cidades que mais gostamos na Croácia! Istria no seu melhor!

Logo que chegamos, sentamo-nos numa esplanada para degustar um delicioso gelado e absorver o ambiente que a cidade respira. Com esta vista, quem consegue ficar indiferente?



É uma cidade à nossa medida! Pitoresca até dizer chega!! E o melhor de tudo? Algumas ruas só para nós!




No topo da colina, a Igreja de Santa Eufemia é um belíssimo exemplar do período barroco.

Aos seus pés tem um arquipélago de 28 ilhas. 


Porec

Em Porec fica o complexo da Basílica Eufrasiana. É um soberbo testemunho da herança bizantina, do sec. VI. Dada a preservação das suas estruturas, integra a lista de Patrimonio Mundial da Humanidade. 

À semelhança das cidades vizinhas, tem uma marginal voltada para o mar. Tem ruas pitorescas. E muito charme! 




Novigrad (Istarski)

Chegados a Novigrad percebemos rapidamente a forte herança piscatória. Para além das embarcações, embora grande parte deixada ao abandono, há uma simplicidade que apenas se sente numa cidade que vive do mar. 

Mas também tem muralhas, edifícios de arquitetura Venezia, ótimos gelados, ruas de pedra, e a bela igreja de São Pelágio e São Máximo.




Nós não conseguimos dizer que gostamos mais da Istria do que da restante costa com as suas vilas piscatórias ou cidades muralhadas, mas podemos dizer que esta zona é efetivamente imperdível!

Casas coloridas. Trufas. Passeios marítimos. Esplanadas voltadas para o mar. Vinhas. Muralhas. Gelados. Ruas em calçada. Oliveiras. Torres sineiras. Como não se encantar?

Comentários