NOVA IORQUE| TOP 20


Nova Iorque foi e é um dos nossos destinos de sonho e depois de termos lá estado por duas vezes (em 2010 e 2017), fica sempre a vontade de voltar uma e outra vez. Temos com Nova Iorque uma relação para toda a vida!

Para nós, o que torna esta cidade tão atrativa é o facto de que TUDO pode acontecer. É a cidade onde muitos sonhos se tornam realidade.  


Depois de Washington DC e Filadélfia, este foi o último ponto do nosso roteiro

Mas antes de escrevermos o post sobre a logística da estadia, transportes e dicas para poupar, não conseguimos resistir a partilhar convosco o nosso TOP 20!

1. Sobrevoar Manhattan de helicóptero.

Nunca tínhamos andado de helicóptero e conjugar esta estreia com o cenário de Manhattan foi uma experiência arrebatadora!


Apesar de não ser uma atividade económica (se a memória não falha, em 2010, pagamos cerca de 200 euros por pessoa), vale mesmo a pena! 

2. Passear pelo Central Park + Relaxar na Grande Relva

É o principal parque público da cidade, e o mais emblemático, e merece que lhe sejam dedicadas algumas horas para passear e relaxar ao ar livre.

Deambulamos pelo parque, para depois descansar.

Tínhamos como um dos objetivos “sentarmo-nos na Grande Relva e na Sheep's Meadow" provavelmente as relvas mais famosas do mundo!



Central Parque é ainda um palco a céu aberto.


Atente à arte de rua.



E ao lado da fonte e terraço de Bethesda e do lago adjacente sinta-se parte de um filme!



Este é também um excelente espaço para observar o quotidiano dos nova iorquinos que aqui se deslocam para fazer atividade física, piqueniques ou simplesmente conviver entre família ou amigos.

3. A skyline de Manhattan de diferentes perspetivas

Outra característica inconfundível de Nova Iorque, cheia de locais que nos parecem familiares, é a skyline de Manhattan.

Para nós o ponto mais positivo da ida a Liberty Island (que por si só não entra para o nosso top de NY) foi as vistas para Manhattan. Assim como Manhattan e a estátua da Liberdade vistas do Ferry.



Os panoramas para Manhattan da Ponte de Brooklyn são também um must see. À noite, as vistas de Brooklyn ou Williamsburg para Manhattan são também impressionantes.

Ou Manhattan vista do Ferry para Staten Island.



4. Assistir a uma peça na Broadway

Outro sonho realizado foi assistir a uma peça na Broadway e nada melhor para começar do que o Fantasma da Ópera (Em 2010 pagamos 120 dólares por pessoa). 

Comprando os ingressos com vários meses de antecedência conseguimos lugares excelentes!

O Teatro Majestic, situado em Times Square é, como o próprio nome indica, uma sala majestosa. Para receber o Fantasma da Ópera de outra forma não podia ser!

5. Passar o dia no American Museum of Natural History (AMNH)

Ao longo de 4 pisos viajamos pela história do Homem, da Terra e do Universo e quando demos por nós tínhamos passado o dia todo no museu! 



6. Hayden Planetarium

A visita ao AMNH com o CityPass inclui  (pelo menos em 2010 assim era) visita ao planetário e não quisemos perder a oportunidade.

Seguindo uma narrativa bastante precisa do ponto de vista científico, durante o Space Show deixamo-nos transportar pela história do Universo, e a dado momento, pela disposição das cadeiras e da tela, sentimo-nos a “voar”.

Tendo em conta a precisão científica da narrativa, já lemos alguns relatos de pessoas que acharam a experiência muito maçadora. Por isso apenas aconselharíamos esta experiência para quem seja entusiasta deste tema. 


7. Visitar o Metropolitan Museum of Art (MET)

É o maior museu de arte dos Estados Unidos e um museus mais visitados do mundo. 

Tem uma vasta e rica coleção que cobre os diferentes períodos e civilizações da história.


Grande fã de arte, e especificamente do trabalho de pintores das correntes, impressionista, pós-impressionista, surrealista, fauvista e abstraccionista, perdi-me entre Matisse, Rosseau, Van Gogh, Kandinsky...



8. Times Square ao fim do dia:

Um atrativo em qualquer altura do dia, a praça ganha outra dimensão quando os neons contrastam com a noite.

Sentados nas escadas, estratégicamente colocadas, conseguimos apreciar a vida no coração da cidade, cuja pulsação vai aumentando com o chegar da noite.


Pode ser um dos maiores clichés da cidade, mas é imperdível! 



Esta é uma experiência que desperta todos os sentidos!

9. Fazer um percurso nos autocarros hop-on hop-off ao fim do dia/anoitecer


Para além da perspectiva espetacular sobre a cidade, ficamos com uma perceção da relação entre os seus principais pontos e bairros, e um conhecimento mais aprofundado da sua história. 

Aconselhamo-vos a fazerem este percurso no último autocarro para uma viagem ao fim do dia/início da noite pela cidade, quando esta oferece vistas particularmente mágicas!

Algumas empresas fazem o passeio noturno a Brooklyn. As vistas para os prédios iluminados de Manhattan são soberbas! 

10. O complexo do World Trade Centre 

O conjunto arquitetónico que ocupa atualmente o World Trade Centre é impressionante!







11. Harlem

Não compreendemos o verdadeiro sentido da expressão melting pot até passarmos pelos diferentes bairros, e nenhum tem mais personalidade do que o Harlem!


Num Domingo, tome por lá um brunch e assista a uma missa Gospel.




12. Soho e os edifícios de ferro fundido


Ao percorrer Manhattan não passam despercebidos os edifícios com fachadas de ferro fundido.

No elegante bairro Soho situa-se a maior concentração de edifícios deste género. 




13. Percurso pela Batery Park City Esplanade.

Pela Batery Park Esplanade distancie-se dos olhares dos turistas e sinta-se nova iorquino ao passear pelos parques Wagner, South Cove e Rockefeller.

Pode ainda relaxar numa esplanada, admirar a arquitetura do Brookfield Place ou visitar o Museu da Herança Judaica.



14. Percorrer a ponte de Brooklyn a pé (aproveite para visitar o Brooklyn Bridge Park)



Outro ícone desta cidade, atravessar a Ponte de Brooklyn é imperdível, não só pelo momento em si, mas também pelas vistas que oferece para o skyline de Lower Manhattan.

15. Percorrer Wall Street

No coração financeiro da cidade, destaca-se Wall Street.

16. Fazer a travessia de ida e volta até Staten Island

O percurso entre Lower Manhattan e Staten Island é gratuito e oferece vistas espetaculares para a Estátua da Liberdade, o Porto de Nova Iorque e, uma vez mais, a skyline da cidade. E é gratuito!




17. Capela de St. Paul e o Sino da Esperança

Encontramos a Capela de St. Paul, a poucos metros do Ground Zero

Olhando em redor, fomos acometidos por uma sensação estranha porque apesar da proximidade, esta capela não foi afetada pela queda das torres.

Nesta foto, conseguimos perceber que todos os prédios paralelos à capela desapareceram e vemos as máquinas da reconstrução.

Decidimos entrar e imediatamente percebemos que este local foi utilizado como abrigo para feridos e descanso das forças de ajuda envolvidas nas operações de resgate e salvamento.

Longe dos olhares dos turistas, esta é a homenagem mais sincera às vítimas e forças de ajuda do 9/11.


Na entrada, está o “Sino da Esperança”, oferecido por Londres um ano depois do atentado.

18. 5th avenue

É impossivel não reconhecer esta avenida, mesmo sem nunca ter lá estado antes...pelo menos fisicamente...

O 500 Fifth Avenue, ao lado da loja da Apple, é um dos marcos da cidade.


A Catedral neo-gótica de St. Patrick destaca-se entre os arranha-céus. Soberbo!



Assim como o icónico Hotel Plaza e a Fonte de Pulitzer.

19. Trinity Church

No encontro entre Wall Street e a Broadway encontramos a Igreja da Trindade.

Este edifício de inspiração neo-gótica destaca-se no coração financeiro de Nova Iorque e é um dos nossos edifícios preferidos na cidade.

O trabalho nas portas de bronze da igreja merece atenção.


20. People Watching

Sabemos que Nova Iorque é a cidade de todas as oportunidades, o melting pot dos E.U.A.  

E se uma das melhores formas de conhecer uma cidade é observar os seus habitantes para perceber um pouco do seu quotidiano, nesta cidade esta atividade pode ser fascinante!






Apesar das dicas sobre o que fazer e visitar em Nova Iorque serem inesgotáveis, com este TOP 20 esperamos ajudar no planeamento da sua viagem! 

Vamos agora preparar um conjunto de dicas mais práticas, nomeadamente no que se refere a transportes e estadia, assim como algumas dicas para poupar na sua viagem a Nova Iorque. 

See you soon New York! 

Para poupar 15 euros na sua estadia reserve pelo Booking através deste link.

Comentários