ROAD TRIP PELOS E.U.A.| WASHINGTON DC



Finalizado o nosso percurso por Lancaster (veja a nossa experiência pelo condado amish neste post e neste), seguimos em direção ao próximo ponto do nosso roteiro (veja aqui o roteiro completo) - 2 noites em Washington DC.


No gps marcamos a morada do Iwo Jima Best Western/Rosslyn, em Arlington, estado de Virginia, onde ficaríamos alojados por duas noites com o objetivo de conhecer um pouco de Washington DCArlington é um subúrbio de Washington DC situado na margem sudoeste do rio Potomac. Dois dos seus marcos mais conhecidos são o Pentágono e o Cemitério de Arlington. 

O hotel é uma boa opção para estadia, contando que chegamos de táxi ao Capitólio por 10 euros. Como éramos 5 pessoas, foi efetivamente a opção mais económica e também a mais rápida. No entanto, a uma curta distância tem metro e autocarro.


Entre encontrar o hotel, fazer o check-in e nos instalarmos, já era noite quando saímos.  À noite levamos sempre o carro pois é fácil estacionar e o trânsito escasso. 

Passear pelo bairro e pela marginal de Georgetown foram os planos para a primeira noite. A noite estava muito agradável, mas talvez por ser segunda-feira, encontramos um bairro deserto, assim como uma marginal muito pouco movimentada. Apenas pequenos grupos, de locais, pareciam resistir à hora de recolher a casa.



Com ruas em calçada, lojas elegantes, cafés estilo francês, bares de blues, antiquários, casas coloridas e vivendas do século 18 e 19, Georgetown é um bairro cheio de personalidade, onde são notórias as influências europeias.   




Para além de Georgetown, os bairros Adams Morgan e Dupont Circle merecem visita. 

Estava nos nosso planos dedicar o dia seguinte ao National Mall

O espaço onde se situa o Washington Monument sinaliza a divisão do National Mall em duas secções. A Leste deste monumento encontram-se os icónicos Capitólio, o Jardim Botânico, a Galeria Nacional de Arte e museus do Smithsonian. A Este, o Memorial a Lincolna piscina refletora, e os memoriais aos Veteranos das Guerra do Vietnam, da Coreia e II Guerra Mundial. A distância entre o Capitólio e as escadas do Memorial de Lincoln, ou seja entre os dois pólos do National Mall,  é de cerca de 3km. 


Continuando a tomar como referência o Washington Monument, a Sul situa-se o Memorial a Thomas Jefferson, e a Norte a Casa Branca.  

A maioria dos pontos a visitar situa-se nestas intersecções.


Lemos em alguns guias que uma semana não seria suficiente para cobrir os pontos todos do National Mall, por isso é muito importante seleccionar e organizar os pontos a incluir no roteiro tendo em conta o tempo disponível para esta cidade, assim como a disposição destes no mapa e as distâncias entre cada um. 


Se está a planear a sua viagem a Washington Dc e não pretende apenas picar os pontos mais icónicos tente reservar 4 a 5 dias para esta cidade, e assim pode dar um saltinho a Alexandria e ao Mount Vernon, onde residia George Washington, o primeiro presidente do país. 


Com temperaturas a ultrapassar aos 30º e poucos espaços arborizados decidimos começar pelos museus, deixando as caminhadas mais longas para o final da tarde. 

Escolhemos 2 museus entre os 19 gratuitos do Instituto Smithsonian, nomeadamente o Museu do Ar e Espaço e a Galeria Nacional de Arte + 2 de reserva - Museu de História Natural e o Museu da História da América. 

James Smithson foi um cientista inglês abastado que na primeira metade do séc. 18 deixou em testamento toda a sua fortuna aos E.U.A, apesar de nunca ter visitado este país. A fortuna destinava-se "à fundação em Washington de um entidade para o aumento e difusão do conhecimento".  Os congressistas chegaram a um consenso pela criação de um museu de história natural e centro de pesquisa. Hoje em dia a maioria dos edifícios do National Mall pertencem a esta instituição.  

Começamos pelo Museu do Ar e do Espaço.



Apesar de uma visita rápida, para os nossos padrões, quando demos por nós tínhamos passado a manhã por lá. Nerds assumidos, facilmente nos perdemos durante horas nos museus.

Este museu, que é um dos mais populares da cidade, tem mais de 20 galerias, onde estão documentados importantes alcances históricos e tecnológicos ao nível da aviação e exploração espacial numa corrida pelo tempo, desde o Flyer dos irmãos Wright aos aviões e fardas da companhia comercial Pan American, até ao avião de caça spitfire usado na II Guerra Mundial, ou modelos de sondas, foguetões e naves 
 espaciais. Este museu abriga a maior coleção do mundo de aeronaves e naves espaciais. 








Antes do próximo museu, procuramos um lugar para almoçar. Um dos must do´s em Washington DC é tomar uma refeição numa foodtruck. Perto do Museu do Ar e do Espaço, na Maryland Avenue, encontra muitas opções. Na mesma rua tem outras escolhas para além das roulotes e a uma curta distância tem um centro comercial com praça de alimentação - o L´enfant plaza. Nós optamos pelo Cosmo Cafe (endereço: 600 Maryland Ave SW #115w) situado num edifício com vários escritórios. É uma opção rápida e económica, com uma oferta multiétnica. Entre nós escolhemos comida chinesa, vietnamita e norte-americana.

Depois do almoço seguimos para a Galeria Nacional de Arte. Para rentabilizar o nosso tempo nesta galeria, fizemos o trabalho de casa e sabíamos muito bem o que pretendíamos ver. Dirigimo-nos ao balcão de informação para pedir indicações de acesso às alas de pintura impressionista, pós-impressionista, fauvista, surrealista, e de escultura. 



Esta galeria divide as suas obras por dois edifícios, ligados por uma passagem subterrânea. De uma forma muito simplista podemos dizer que o edifício ocidental guarda as obras mais clássicas e o oriental peças mais modernas.  

Esta galeria tem um conjunto de obras fabuloso, desde Lautrec, Cézanne, Manet, Van Gogh, Matisse, Gauguin, Monet, Degas, Seraut, só para nomear alguns. 

Depois de ter estado no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque e pela primeira vez frente a frente com um quadro de Van Gogh, pensei que seria difícil superar a experiência. 

Com obras como o Autoretrato de Van Gogh, a Bailarina de Degas, a Ponte Pedreste Japonesa de Monet, o Railway de Manet, a Freira com véu de Giuseppe Croff, entre ouros, a Galeria de Arte Nacional superou todas as expetativas e não é de todo inferior ao MET. Saí de coração cheio!! 

Apesar do sol tórrido, optamos por caminhar em direção ao Capitólio. Dizer que o Capitólio fica ao lado da Galeria é muito relativo. Aliás a dimensão do National Mall é impressionante.  

Para visitar os interiores do Capitólio (assim como da Casa Branca) deve agendar com 3 meses de antecedência junto da Embaixada Portuguesa.



Demos uma volta pelo edifício e sentamo-nos na relva, à sombra, a comer um gelado. Não é todos os dias que relaxamos à sombra com esta vista. 

Pelo National Mall vemos um diversificado quadro humano - estudantes, visitantes, joggers, e empregados de escritório apressados, partilham este espaço.


Restabelecidos, prosseguimos até ao próximo ponto - o Museu de Histórial Natural, mas "demos com o nariz na porta". Eram 17h30 e o museu estava fechado. Demos uma olhada no guia que indicava que o Museu de História da América fechava às 19h30 em algumas épocas. Mas também estava fechado.

Às 17h30,  com o calor que estava só nos restou recolher ao hotel para descansar e refrescar. Era impossível andar pela rua!  

Jantamos numa pizzeria que fica mesmo junto ao hotel - a Ledo Pizza. Bom ambiente, bons preços e comida saborosa. Depois do jantar, deambulamos por edifícios e monumentos - Casa Branca, Washington Monument, Einstein Memorial e Lincoln Memorial. Os monumentos iluminados em contraste com o negro do céu, tornam-se ainda mais imponentes. 



Terminamos o percurso com chave de ouro no Memorial a Lincoln. 


A imponente estrutura que abriga a escultura de Abraham Lincoln, sentada de frente para a  piscina refletora, é suportada por 36 colunas, representativas dos 36 estados na União aquando da morte do presidente. 


A escultura de Daniel Chester French parece captar a personalidade do presidente, que liderou o país em dois dos maiores desafios que já teve que enfrentar - a Guerra Civil e a abolição da escravatura. Emancipação, igualdade e reunião são alguns dos princípios associados à sua liderança.

Um homem à frente do seu tempo, é impossível deixar de sentir cada uma das palavras dos seus 2 discursos gravados nas paredes e especular se o percurso dos E.U.A. ao nível dos direitos dos negros teria sido significativamente diferente caso Lincoln não tivesse sido assassinado. 



Washington DC é uma cidade que transpira cultura e qualidade de vida a um nível que ainda não conhecemos noutra cidade deste país. Pensamos que a maioria dos relatos sobre esta cidade não faz justiça ao que esta tem para oferecer. 


Antes de prosseguir para o post sobre Filadélfia, confira, em jeito de conclusão,  o nosso top das experiências em Washington DC.

1. Lincoln Memorial


2. Washington Monument


3. Museu do Ar e do Espaço 


4. Galeria Nacional de Arte.


5. Bairro e marginal de Georgetown 


6. National Mall


7. Relaxar na relva junto ao Capitólio


8. Visitar os monumentos à noite


9. Vista do Capitólio para o Washington Monument. 

10. Fazer uma refeição num food truck

Comentários

  1. Tenho muita vontade de conhecer a Casa Branca, um lugar tão emblemático do mundo. Deve ter sido bacana a sua viagem!

    ResponderExcluir
  2. Washington é muito interessante. A quantidade de museus e monumentos é impressionante. Adorei o post e poder recordar da minha viagem até lá.

    ResponderExcluir
  3. Que demais, adorei as dicas! Eu não tinha muitos olhos pra Washington, até uma amiga ir morar lá e mostrar as tantas belezas que a cidade tem. :)

    ResponderExcluir
  4. uauuu, que demais! Sempre quis conhecer Washington, tenho certeza de que a sua viagem está/foi inesquecível :)

    ResponderExcluir
  5. Washington DC é legal demais! Passei só um dia na cidade, mas com certeza quero voltar para explorar tudo com mais calma!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de Washigton DC também!!
    Todos esse muses de graça é maravilhoso. Achei fantastico o do Ar e do Espaco, e ver a primeira nave espacial lá é simplesmente inacreditável.
    Você sabia que tem um bailarina de Degas no MASP em Sao Paulo tambem? ;)

    ResponderExcluir
  7. Amei o roteiro, mostra quanta diversidade de atrações Washigton possui e como com um bom planejamento é possível conhecer as principais.

    ResponderExcluir
  8. Estou contando os dias para conhecer os EUA e Washington. Deve ser muito bacana fazer uma Road Trip por lá. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário