ROAD TRIP PELOS E.U.A.| FILADÉLFIA


Entre Washington DC (veja aqui o post) e New Jersey paramos para almoçar e dar uma volta por Filadélfia.

A nossa passagem por Filadélfia pode ter sido breve mas pelo que vimos e sentimos, apenas algumas horas foram o suficiente para a considerarmos uma das nossas cidades preferidas nos E.U.A.

Um forte cunho histórico, os becos em calçada, as livrarias, cafés charmosos, casas coloniais, antiquários, arte de rua, galerias de arte, e uma dose qb de decadência, fazem de Filadélfia uma cidade à nossa medida! 

Se é verdade que gostamos de planear ao máximo possível as nossas viagens, quanto menos tempo temos disponível, mais importante se torna essa preparação.

Trazíamos 3 pontos de referência muito concretos: Elfreth's Alley, o Independence Hall e a Cidade Velha. 

Para além destes pontos identificamos outros destaques desta cidade - a rica oferta artística e o Reading Terminal Market.

Elfreth´s Alley


É a rua residencial mais antiga, habitada continuamente, do país. Data de 1702. 



Nesta histórica e charmosa rua há um pátio que serve algumas das casas - o Bladen Court



Galerias e museus

Filadélfia tem também muito que oferecer aos amantes de arte. 


- Fundação Barnes (coleção de arte impressionista, pós-impressionista e moderna reconhecida a nível mundial)

- Museu de Rodin (nomeadamente a escultura o pensador)

- Museu de Arte de Filadélfia (famoso pela estátua da personagem Rocky Balboa protagonizada por Sylvester Stallone, está entre os maiores museus de arte do país, com obras de Cézanne, Monet, Renoir, Miró, Matisse, entre outros).


- Magic Gardens (ambiente e galeria artística que se destaca pela prevalência de mosaicos coloridos)

- Museu Mutter (coleções de excentricidades, onde pode alimentar o seu lado mórbido e testemunhar uma coleção composta por materiais médicos únicos, espécimes e modelos patológicos e anatómicos)

Deambular pelas ruas

Sentimo-nos sortudos ao percorrer estas ruas. Que cidade cheia de personalidade!






Old city/cidade velha

É forte a marca histórica nesta cidade que foi berço e primeira capital de um país que hoje em dia, é uma das maiores potências mundiais, e está entre os principais influenciadores da vida no planeta. 


Considerada a milha quadrada mais histórica do país, dado o seu papel na Revolução e nos primeiros anos da democracia americana, uma parte significativa da cidade velha é ocupada pelo Independence National Historic Park, composto por símbolos da fundação dos E.U.A., entre os quais o Liberty Bell, o Independence Hall, e o Congress Hall.

A Christ Church é uma igreja episcopal que teve um importante papel no desenvolvimento da Igreja Protestante Episcopal nos E.U.A. Entre os seus frequentadores mais conhecidos estavam George Washington e Benjamin Franklin. 
À primeira vista parece uma elegante igreja com um modesto cemitério, mas se olhar com atenção para as lápides, encontrará o nome de Benjamin Franklin e outros assinantes da Declaração de Independência.   




edifício da Câmara Municipal é a maior estrutura do mundo sem uma moldura de aço. A imponente estátua é de William Penn, fundador da província de Filadélfia durante a ocupação do Reino Unido, e que posteriormente se tornou o berço da nação. Os seus princípios de liberdade religiosa, pacifismo e democracia inspiraram a Constituição dos E.U.A. 

Penn era membro dos Quakers, um grupo cristão conhecido como a Igreja dos Amigos, que se baseia nos princípios da fraternidade e igualdade. Fundados e perseguidos na Europa, este grupo encontrarou nos E.U.A. e especificamente na Pensilvânia aceitação para crescer. 

Já nos referimos a William Penn no post sobre os Amish, por ter sido ele a convidar este grupo para os E.U.A., como forma de escaparem à perseguição na Europa. (pode ver aqui o nosso post sobre os amish).

Hoje em dia os habitantes de Filadélfia ainda são conhecidos pelo seu sentido de família e tradição. 

Passeando pelas suas ruas testemunhamos como prédios históricos convivem em harmonia com arranha-céus. 


Independence Hall


Alguns dos momentos mais significativos da história do país tiveram lugar aqui, nomeadamente a assinatura da Declaração de Independência, a 4 de Julho de 1776, o nascimento da Contituição dos E.U.A, e a tomada de posse de G. Washington como o primeiro chefe de estado da recém-nascida nação.



Reading Terminal Market

Se é apreciador de mercados, não pode perder este. Com oferta de comida multi-étnica é um festival para os sentidos! 


Aqui também pode experimentar a famosa Philly Steak. 


Entre as vizinhas Washington DC e Nova Iorque, Filadélfia é excelente para um bate-volta ou para uma paragem entre as duas. Formam um trio perfeito para ser visitado na mesma viagem. 

Muitas vezes deixada de fora dos roteiros, nós consideramos que é impossível ficar indiferente a esta cidade. 

Seguimos em direção a New Jersey, onde estabelecemos base durante 3 noites com o objetivo de revisitar Nova Iorque. 






Comentários

  1. Não entraram na lista, mas são sem dúvida uma das imagens de marca desta cidade. :)

    ResponderExcluir
  2. Aiii, amei essa post! Sonho em conhecer a Filadélfia, parece ser uma cidade tão charmosa :)

    ResponderExcluir
  3. Conheço muito pouco ou quase nada dos EUA. Quando penso em ir para o exterior, sempre me vem em mente e Am. do Sul ou a Europa, mas Filadelfia é um local que tenho curiosidade em conhecer. E pelo teu relato, me pareceu super interessante!

    ResponderExcluir
  4. Vale demais incluir a Filadélfia no roteiro, tanto história e tanto charme reunida, já me vi caminhando feliz nessas ruas com fachadas tão lindas, adorei o post.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço ainda, mas fiquei com muita vontade ao ler o seu post. Que charme de cidade, cheio de casas e ruas lindas! E com muita história também.

    ResponderExcluir
  6. eu só conhecia o Philly Steak, pois comia num restaurante lá em Curitiba aheuahe gostei muito do que mostrou ai, achei interessante o detalhe da bandeira na frente da porta enrolada daquele jeito

    ResponderExcluir
  7. Estive na Filadélfia há muitos anos e adorei rever a cidade aqui no seu post. Deu vontade de voltar. Claro, como fã de "Rocky", subi a escadaria do Museu de Arte, mas quando fui a estátua não estava lá e sim em frente ao Spectrum Sports Complex.

    ResponderExcluir
  8. Amei esse roteiro! Super saiu do lugar comum! As ruazinhas são lindas!

    ResponderExcluir
  9. Não tinha qualquer curiosidade por Filadélfia até ler este post e ver estas fotografias. Na verdade parece valer bem a pena uma visita! As casas naquele tijolo tão típico são simplesmente adoráveis! E adoro o aspecto das livrarias e cafés – como dizes, são ruas cheias de personalidade!

    ResponderExcluir
  10. Embora eu não tenha muito interesse de conhecer a Filadélfia no momento, adorei as fotografias e seu relato. Parece incrível!

    ResponderExcluir

Postar um comentário