ROAD TRIP PELOS E.U.A| BUFFALO


Beneficiando de uma localização estratégica, nas margens dos Lagos Erie e Niagara, a cidade de Buffalo era, no início do século XX, a oitava maior cidade dos E.U.A.

Ponto de interseção de rotas de comércio e transporte entre a região dos Grandes Lagos, o Canadá e os Estados Unidos, a cidade viu o seu potencial de crescimento disparar quando foram adicionados os caminhos de ferro ao seu sistema de transportes.

No entanto, a situação mudou drasticamente, no final do mesmo século, com a deslocação de indústrias e alteração das rotas ferroviárias, e a cidade viu um declínio vertiginoso, passando de uma das cidades mais prósperas do país, a uma cidade com elevados índices de pobreza.

Hoje o seu renascimento dá-se em torno de uma vida artística pulsante. 

Ao passarmos pela Delaware Avenue e pela Main Street é evidente que esta foi outrora uma cidade próspera. Apenas algumas horas foram suficientes para percebermos o porquê da cidade de Buffalo ser considerada, por muitos, a cidade melhor desenhada dos E.U.A. 


A par das mansões e prédios de arquitetura colonial e art-deco podemos ver uma face mais decadente da cidade. 


Algumas horas na cidade foram o suficiente para considerarmos que vale a pena colocá-la no roteiro, se estiver de passagem por estes lados, mas não façam como nós e visitem durante a semana! Apesar de ser a segunda cidade mais populosa do estado de Nova Iorque, num domingo à tarde encontramos uma cidade praticamente deserta. 

De um conjunto de surpresas agradáveis, a única desilusão foi mesmo o famoso Anchor Bar. Íamos preparados para provar as famosas buffalo wings, mas cheirava tão mal que não conseguimos ficar muito tempo naquele espaço. Fizemos o reconhecimento do espaço e fomos embora. 

De acordo com as nossas pesquisas e aquilo que podemos testemunhar, elaboramos um top 5 com os pontos incontornáveis em Buffalo, segundo a nossa opinião.  


#1- Elmwood Village - distrito histórico pela concentração de casas de estilo vitoriano e Queen Anne, estilos alusivos a duas rainhas de Inglaterra. Em algumas destas casas podemos encontrar, hoje em dia, lojas de antiguidades, cafés e bares.  

#2- Delaware park - parque desenhado no final do século XIX por Frederick Law Olmstead, também responsável pelo layout do Central Park em Nova Iorque. A ponte pedestre de pedra é o único elemento ainda remanescente do plano do arquiteto. 

#3-  Albright-Knox Art Gallery - onde pode encontrar obras de nomes sonantes como Henri Matisse, Claude Monet, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh ou Andy Warhol

#4- City Hall - o gigante edifício art- deco onde está sediado o poder camarário, é um dos ícones da cidade. 
À espreita, vemos o prédio onde se situava a câmara anteriormente. Ao lado, fica o tribunal, um edifício de betão, considerado um dos mais feios do mundo, mas que nos impressionou pela sua arquitetura brutalista e presença imponente. 
Nos arredores encontramos alguns prédios pitorescos. 
             

#5 - Bird Island Pier - Da unity island estende-se um "passadiço" denominado bird island pier. Este passa por baixo da Ponte da Paz – que liga os E.U.A ao Canadá – e oferece vistas únicas sobre o skyline da cidade. 

Por termos demorado mais tempo na fila para passar a fronteira do que tínhamos antecipado, não conseguimos explorar a cidade e fotografar com calma como gostaríamos, e acabamos por passar um bocado a correr. 

Se voltarmos a ter oportunidade de visitar esta cidade, vamos garantir que o fazemos durante a semana e reservamos uma noite para ver o pôr-do-sol desde o bird island pier. 

Mas as viagens são feitas de imprevistos e há que ser flexível. À nossa frente tínhamos uma longa viagem até Lancaster, o condado amish.

Para dicas para preparar a sua road trip veja aqui, e aspetos práticos para facilitar a viagem aqui. Também poderá ler o nosso post com o roteiro completo

Comentários