Roteiro de 10 dias pela Europa Central - Praga

Praga

Jamais esquecerei a sensação de ver a Ponte Carlos pela primeira vez. "Não acredito que estamos aqui", foi a minha primeira reação.

Depois de Cracóvia, Budapeste, Bratislava e Viena, não acreditava que finalmente tinha chegado a Praga, onde terminaríamos o nosso roteiro de 10 dias pela Europa Central. As minhas expetativas eram muito elevadas. Se tinha adorado o percurso até agora, imaginava o que seria Praga...

Não há duvida de que esta cidade é soberba do ponto de vista arquitetónico. Certamente é a cidade com maior concentração de edifícios góticos por metro quadrado! Valerá a pena visitá-la, por tudo o que tem para oferecer deste ponto de vista.

Logo no primeiro dia tivemos oportunidade de presenciar o ritual da mudança de hora do Orloj, um relógio astonómico medieval, situado na Praça da Cidade Velha. Pelos relatos negativos que tinha lido a este respeito, as minhas expetativas estavam baixas em relação a este momento. No entanto, acabei por apreciar bastante. 


O centro da cidade é de tirar a respiração, sendo particularmente interessante de noite.


No dia seguinte começamos pela Ponte Carlos, de onde conseguimos ter vistas soberbas sobre a cidade.



Uma vez que a ponte estava lotada (!!) decidimos apreciar as vistas desde a ponte e para a ponte.


Foi neste momento que a nossa imagem mental de Praga começou a ser desconstruída. Tudo nos soou a falso: os artistas e as próprias estátuas: cópias e réplicas ao longo de toda ponte. 

Entre um mar de gente cruzamos os portões da Ponte Carlos com o objetivo de chegar ao Castelo e à Catedral de S. Vito.


À entrada do Castelo uma feira medieval. Em todo o espaço, destaca-se a Catedral de S. Vito, uma das imagens de marca da cidade de Praga, é um exemplar soberbo de arquitetura gótica.


Da região do castelo descemos as muralhas de volta ao centro da cidade. A nossa viagem estava a chegar ao fim.

Queria muito dizer-vos que tivemos uma experiência fantástica em Praga, mas não seria verdade. 

Encontrei uma cidade socialmente caótica. Excessivamente movimentada, excessivamente turística! Um oásis para despedidas de solteiros e viagens de grupos de estudantes. Parece que todos escolheram o mês de Maio para lá ir, despedir-se de qualquer coisa...

Tivéssemos começado o roteiro em Praga, será que a experiência teria sido diferente? É que não vivemos este ambiente nem sentimos esta “caça ao turista” em nenhuma outra cidade...

Guardo "secretamente" o desejo de lá voltar, para “fazermos as pazes”. 

Até um dia Praga!

Comentários

  1. Nunca fui... Shame on me... Mas é lindo e pelas tuas fotos mais demonstra.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas viagens de sonho é sem dúvida Praga. Depois de ler isto então...:)

    ResponderExcluir
  3. Ohhh, tenho pena que tenha tido uma experiência menos boa. Confesso que um dos meus desejos é conhecer, pelo menos, todas as capitais da Europa. Gostei muito das fotos e espero ter uma experiência melhor quando visitar Praga, tal como espero que voltes lá e que substituas essas memórias por umas melhores também!

    Beijinhos e bons posts,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bia, quero muito lá voltar! Terei que ir na época baixa 😊

      Excluir

Postar um comentário