Roteiro de 10 dias pela Europa Central - de Viena a Cesky Krumlov, pelo Vale Wachau

Dia 8
Viena/Krems/Durnstein/Weissenkirchen/Spitz/Melk/Cesky Krumlov

Planeamos fazer o percurso de Viena a Cesky Krumlov sempre acompanhados pelo Danúbio. 

Depois de muitas pesquisas tomamos a difícil decisão dos lugares a incluir no roteiro. Depois do imperialismo de Viena precisávamos de umas paragens mais românticas e pitorescas e o Vale Wachau pareceu-nos preencher estes requisitos na perfeição. 


O Vale Wachau é uma zona vinhateira por excelência cujas paisagens são classificadas Património Mundial da Unesco.

A 70km de Viena entramos no Vale Wachau, mais especificamente em Krems an der Donau. O trânsito flui lentamente a partir da icónica Steiner Tor, e assim, sem sair do carro, conseguimos apreciar esta belíssima cidade de inspiração medieval.

A primeira paragem foi em Durnstein, onde esperávamos conhecer uma cidade pitoresca, vigiada pelo castelo do século 12 que lhe deu o nome. 


Os autocarros de turismo estacionados à entrada da cidade foram o suficiente para nos desmotivar. Mesmo assim decidimos espreitar, mas as ruas atoladas de gente fizeram-nos seguir para o próximo destino planeado. Para nós tem que haver um limite de turistas por metro quadrado! (e adiantando um pouco, este foi o nosso grande problema em Praga...). 


As ruínas do castelo de Durnstein vigiam a cidade e as vinhas à beira do Danúbio.




Para além da sua grande beleza, parte da fama deste local deve-se ao facto do Rei Ricardo Coração de Leão ter sido feito aqui prisioneiro.


Spitz era o próximo destino marcado no nosso GPS. Entre Durnstrein e o centro de Spitz encontramos Weißenkirchen, que oferece vistas surpreendentes sobre o Danúbio e o Vale Wachau, mais especificamente.



Paramos para explorar a Wehrkirche St. Michael, uma igreja gótica fortificada. No seu interior há um ossuário. Subimos a torre que oferece vistas excelentes sobre o Danúbio e os arredores da igreja.


  São estas surpresas que me fazem ser uma grande fã das road trip.


Escusado será dizer que não foi fácil tirar-me daqui!

Ainda encontramos uma passagem “secreta” que nos leva até às margens do Rio.


Mais do que satisfeitos com esta surpresa, seguimos para o centro de Spitz. A foto fala por si.


Depois de Sptiz, uma paragem para lanchar em Melk, dominada pela imponente Abadia.




Após uma volta pelo centro de Melk, descontraímos numa esplanada envolvidos pelo ambiente romântico destas paragens.



Concluimos que o Vale Wachau deve fazer parte de qualquer roteiro pela Áustria. 

Conhecer apenas Viena deixa-nos com uma imagem muito redutora do que é este país. Mais do que imperial, é pitoresco e romântico.

Confesso que não queríamos que este dia acabasse. Ficou a promessa de voltarmos para continuar o percurso onde paramos. Queremos muito conhecer Salzburg, Hallstatt e Innsbruck.

Depois de quase 2h de estrada, chegamos a Cesky Krumlov, na República Checa, uma das pérolas mais bem escondidas da Europa!

Comentários

  1. Que destino mais encantador é esse??também adoro essas boas surpresas que dirigir por aí pelo mundo nos proporciona!!

    não sei nem repetir o nome da cidade, mas já salvei o post para o meu roteiro! Rs
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Que interessante esse roteiro. Adoro saber sobre essas cidadezinhas da Europa que não são exploradas mas são um charme.

    ResponderExcluir
  3. Que roteiro mais charmoso! Achei uito interessante e diferente :)

    ResponderExcluir
  4. Incrível estes lugares! Deve ser uma delícia rodar de carro por estas estradas e encontrar construções tão lindas e trabalhadas nos detalhadas. Parabéns pelo post e pelas fotos lindas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Cada cenário mais lindo que o outro. Realmente uma roadtrip traz essas vantagens de poder escolher onde parar, o que apreciar. Perfeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário