Roteiro de 10 dias pela Europa Central - Bratislava

Entre as imperiais Budapeste e Viena fica a pitoresca Bratislava.

Quando fizemos as pesquisas para preparar o nosso roteiro encontramos vários comentários desfavoráveis em relação a Bratislava.

É evidente que se a avaliarmos com os mesmos críterios que Viena e Budapeste, a capital da Eslováquia fica a perder, no entanto, ainda bem que a incluímos na nossa viagem, pois o que lhe falta em imperialismo abunda em charme.

A sua localização estratégica, na fronteira da Eslováquia com a Áustria e com a Hungria, faz com que Bratislava seja um destino perfeito para uma viagem de ida e volta para quem se encontra num dos países vizinhos.

No nosso caso, foi um ponto de passagem, com direito a almoço, entre Budapeste e Viena. Quem optar por acompanhar o curso do Danúbio entre Budapeste e Bratislava certamente encontrará interesse em várias aldeias e cidades pitorescas, como Szentendre, Esztergom ou Komárno, esta última na margem eslováca do rio. Como tínhamos planeado acompanhar o Danúbio no percurso entre Viena e Cesky Krumlov, optamos por seguir diretamente para Bratislava.

Ao avistarmos o famoso Centro de Observação (UFO) sabíamos estar no caminho certo.

UFO

Chegados ao centro, estacionamos o carro num parque subterrâneo e partimos para conhecer os pontos centrais de Bratislava. Começamos a explorar a cidade pela praça principal - Hlavné námestie. Pitoresca e charmosa, esta praça está rodeada de esplanadas e algumas lojas que vendem artesanato local.

Hlavné námestie

O Portão e Torre São Miguel dão entrada para a rua com o mesmo nome -

É a rua mais movimentada de Bratislava, cheia de lojinhas e restaurantes, e muitos muitos turistas.

Rua Michalská com a Torre de São Miguel ao fundo

Entre ruas e travessas tentamos fugir à confusão. E conseguimos encontrar recantos com aspeto abandonado.

Fomos caminhando até à praça Hviezdoslav, onde se situa o emblemático Teatro Nacional. Dedicamos algum tempo à feira artesanal e optamos por almoçar por esta praça longe da agitação das ruas mais turísticas.

À medida que nos distanciamos da Cidade Velha em direção ao Danúbio vamos descobrindo um lado mais moderno de Bratislava, com predominância de alguns exemplares de arte urbana bem interessantes!

No regresso ao carro, ainda tivemos tempo de interagir com algumas das divertidas estátuas de Bratislava - Cumil, Napoleão e o Maestro. No entanto, a chuva interrompeu a nossa sessão fotográfica e saímos, literalmente, a correr!

Não conseguimos vistar o Castelo de Bratislava, que reside numa colina sobre o Danúbio e com as suas 4 torres é símbolo da cidade.

Cerca de uma hora depois estávamos em Viena.