CIDADES DA EUROPA | 36 Horas Perfeitas em BUDAPESTE

Qualquer enviesamento que sintam nestas notas, não é pura coincidência!

Ficamos perdidamente apaixonados por Budapeste. Desde o pôr-do-sol sobre o Danúbio, à feira medieval no Castelo de Buda, até ao passeio noturno de barco, tudo se conjeturou para que passássemos 36 horas perfeitas em Budapeste. Cidade monumental, moderna, e despretensiosa!

No apartamento alugado, localizado no Gozsdu Udvar, já estavam à nossa espera. O Gozsdu Udvar é o antigo centro do distrito judeu e atual centro de diversão noturna de Budapeste, a localização é perfeita para quem quer aproveitar a noite. Apesar de não ser o nosso caso, não fomos incomodados pelo ruído. Os bares em ruínas ou ruin bars são uma atração imperdível em Budapeste! Confira o Szimpla bar!

Como já vinha sendo rotina, estacionamos o carro na garagem, onde iria ficar nas próximas duas noites, vestimos uma roupa mais quente (apesar de estarmos em Maio, à noite sentimos muito frio!), mochila às costas, assinalamos no mapa os principais pontos a visitar, e saímos em direção ao rio à procura de um restaurante para jantar.

Rapidamente percebemos que Budapeste é uma cidade jovem e boémia, que transborda vida! É uma cidade movimentada, mas não ao ponto de se tornar desconfortável. Seguimos as precauções habituais recomendadas, como o cuidado com os carteiristas, mas nem uma única vez nos sentimos inseguros.

Apesar de impelidos para correr a cidade de uma ponta a outra, tínhamos que parar para jantar. Encontramos o Bali Cafe, situado mesmo ao lado do hotel Astoria e da estação de metro com o mesmo nome. Espreitamos, o ambiente pareceu-nos bem e os preços muito acessíveis. Este jantar é atualmente uma das melhores memórias que temos da nossa viagem pela Europa Central. Comida, atendimento, ambiente TOP!

Depois do jantar prosseguimos em direção ao rio e à Erzsébet hid, a ponte erguida em homenagem à Imperatriz Austro-Húngara, Isabel da Áustria. Apesar da hora adiantada, o entusiasmo era tal que não conseguíamos recolher ao apartamento e acabamos por conhecer parte do percurso planeado.

Percorrendo a ponte, chegamos a Buda e fomos caminhando sem destino até chegar à Ponte da Liberdade - Szabadság híd. Passamos o Hotel Gellert, onde se situa o complexo de banhos termais com o mesmo nome, e cruzamos a ponte em direção a Peste, onde fomos encontrar o Mercado Central. Ainda assim contrariados, fomos subindo rumo ao apartamento.

O dia seguinte começou com um pequeno-almoço reforçado pois esperava-nos um longo dia! Tínhamos 24h para aproveitar Budapeste ao máximo e assim o fizemos!

Uma vez que as principais atrações de Budapeste se dispersam pelas duas margens do rio optamos por comprar passe diário para os autocarros City Sightseeing Budapeste (+ passeio de barco pelo Danúbio). Esta é uma escolha que fazemos frequentemente, não que seja mais económico, mas acima de tudo porque gostamos da vista desde o piso superior do autocarro! Também ficamos com uma visão global de toda a cidade e da relação geográfica entre os principais pontos a visitar.
A modalidade hop-on hop-off permite-nos conhecer a cidade a pé, ao nosso ritmo, apenas utilizando o autocarro quando nos queremos deslocar para distâncias mais longas. Além disso, era importante poupar algumas energias, é que a viagem ainda nem ia a meio!

Fizemos uma primeira viagem de reconhecimento com o intuito de perceber a relação entre os principais pontos no nosso roteiro e seleccionar aqueles aos quais queríamos voltar - Praça dos Heróis, Banhos Széchenyi e Gellert, Sinagoga, Ponte das Correntes, Ponte da Liberdade, Ponte Elisabeth, Palácio Real e todo o Distrito do Castelo, Templo de Matias, Bastião dos Pescadores, Edifício do Parlamento Húngaro, o memorial do Holocausto Shoes on the Danube, a elegante avenida Andrássy, e a principal rua de comércio e o coração da cidade: Váci utca
Tivemos que nos obrigar a fazer a viagem completa e não saltar na primeira paragem!

Praça dos Heróis

Bastião dos Pescadores

Para o almoço decidimos provar a famosa Goulash (também incluída no preço do passe de autocarro), uma sopa de carne e vegetais, temperada com paprika e outras especiarias. Depois desta refeição rápida decidimos começar por explorar Peste.

Vista para Buda das margens do Danúbio

Vista para o Castelo de Buda das margens do Danúbio

Vista para o Castelo de Buda e a Pontes das Correntes das margens do Danúbio

Vista para o Bastião dos Pescadores, desde Peste

À beira-rio encontramos o Memorial ao Holocausto Shoes on the Danube e tiramos um momento para prestar homenagem às vítimas que aqui perderam a vida. Depois da visita a Auschwitz este terrível episódio da história da humanidade, tornou-se muito real para nós.

Memorial Shoes on the Danube

Nesta margem do Danúbio habita, também, o emblemático Parlamento Húngaro. Este edifício, que é o maior da Hungria, e o segundo maior edifício parlamentar da Europa, é um exemplar soberbo do estilo neogótico, com claras evidências renascentistas. Nenhuma foto faz jus à sua imponência!

Parlamento

Batidos os principais pontos, e tirada uma montanha de fotos, saltamos para o autocarro com destino ao distrito do Castelo. Demos uma volta a pé e perto das 18:00 estávamos a chegar ao Palácio Real onde fomos surpreendidos por uma feira medieval.
Feira Medieval no Castelo

Vista para o Parlamento

Chegamos mesmo a tempo de provar os famosos kürtőskalács (achamos que um é suficiente para duas pessoas)!

Embuídos deste espírito popular decidimos descer a pé, passando novamente pelo Hotel Gellert e Ponte da Liberdade, em direção ao cais de onde sairíamos para um passeio noturno pelo Danúbio.

Passeio noturno pelo Danúbio

Este passeio é inesquecível e aconselhamos fazê-lo de noite quando os principais edifícios estão iluminados, oferecendo uma panorâmica romântica sobre os dois lados do rio. Apesar de termos terminado a viagem gelados (quase literalmente), vale, sem dúvida, a pena ir ao ar livre no piso superior do barco.

Após o passeio ainda quisemos passar pela movimentada Váci utca.

Já no regresso ao apartamento paramos para um jantar tardio no Drum Cafe, um restaurante com um ambiente jovem e descontraído, que oferece comida tradicional saborosa e a bom preço. O ambiente é acolhedor e as mesas estavam ocupadas maioritariamente por locais.

Fechamos mais uma parte do nosso roteiro planeado, com a sensação de que conseguimos levar uma visão bastante completa desta cidade. No entanto, Budapeste merece pelo menos mais um dia!

Ficou a promessa de voltarmos, uma e outra vez!