Roteiro de 10 dias pela Europa Central - Cesky Krumlov

Dia 8 e 9 - Cesky Krumlov


Cesky Krumlov está no limiar de se tornar um destino invadido por turistas. Por enquanto, pelo menos no final de Maio quando lá estivemos, ainda consegue manter o seu estatuto de pérola escondida! A maioria dos turistas visita este lugar apenas de passagem. Nós fizemos parte dos felizardos que passaram aqui uma noite. De noite, o centro de Cesky Krumlov torna-se quase deserto, reforçando o seu ar medieval e conferindo-lhe um certo mistério.

Fomos recebidos na Penzion Po Vode pela simpática anfitriã, que mesmo não falando outra língua além do checo fez-nos sentir literalmente bem-vindos à sua casa! Nota 10 para esta receção! Depois das apresentações e acomodações iniciais, partimos a pé para jantar e explorar o centro histórico de Cesky Krumlov, Património Cultural da Humanidade desde 1992.


Chegada à pensão Po Vode

Na hora de escolher o restaurante para jantar, procuramos um espaço de inspiração medieval. O jantar que se seguiu é a definição de perfeição! O restaurante U Dwau Maryi utiliza produtos locais para confeccionar as suas receitas de origem medieval. Para além de comida tradicional saborosa a bons preços, conseguimos ter vistas cénicas sobre o rio e o castelo enquanto jantamos.




Após um farto jantar, demos umas voltas pela, quase deserta, cidade. De noite, as ruas e ruelas ganham um ar misterioso e tudo tem outro encanto, particularmente as muralhas da cidade e os edifícios históricos iluminados. Completamente rendidos a este lugar, seguimos para descansar na acolhedora Po Vode.

Na manhã seguinte, fomos brindados com um farto pequeno-almoço. Despedimo-nos com um abraço e saímos com vontade de ficar!
Deixamos as malas no carro e saímos para explorar o centro, agora à luz do dia.

Para além da sua arquitetura singular, um dos principais atrativos deste lugar é o fato dos seus edifícios estarem bem conservados e mantidos, e da aparência da cidade ter sofrido poucas alterações desde o século 18. 

Desta forma uma das atividades mais agradáveis é passear pelas ruas, admirando estes pormenores, e entrando numa e outra loja. 

Merecem particular referência as casas da Rua Latrán.



Da Rua Parkán conseguimos uma das vistas mais bonitas da Torre do Castelo.



A torre do Castelo e a torre da Igreja de St. Jodock são marcantes na panorâmica da cidade.

É impossível não nos perdermos a entrar e sair destas lojas, muitas das quais oferecem artesanato de qualidade em madeira e cera de abelha. Algumas lojas têm uma inspiração medieval outras um estilo mais vintage.


As atividades no Rio Vltava como passeios de caiaque e rafting são uma alternativa para os mais aventureiros. 



A cada passo, uma cena para fotografar!



Conseguimos também visitar o castelo, que é o segundo maior do país, e fotografar as vistas sobre o rio.





Da perspetiva do castelo sobre o rio conseguimos perceber que, o que torna ainda mais particular esta cidade é a forma como o rio a serpenteia, criando canais e obrigando à construção de pontes para ligar diferentes pontos entre si. Parte do encanto deste local é percebermos como é feita esta comunicação através das pontes, o que às vezes passa por nos perdermos ou encontrarmos becos sem saída (um pouco à semelhança de Veneza).





E como se ainda faltassem motivos para visitar este lugar, Cesky Krumlov parece ter sido pintada em tons pastel.




Encantados, tivemos que sair deste conto de fadas em direção ao último destino: Praga.

Cesky Krumlov ficou no nosso coração. Pitoresca, romântica, encantadora! Um destino mesmo à nossa medida! 

Comentários

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar desse lugar. Ameei! Parece ser muito aconchegante, gostoso de visitar! Boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Esse lugar parece ser incrível, não conheço ainda a Europa mas está na minha listinha das próximas viagens para conhecer. Belo post.

    ResponderExcluir
  3. Que lugar maravilhoso! Tem razão, tem que aproveitar antes que seja invadido pelo turismo total né?

    ResponderExcluir
  4. Pense num post amado! Um lugar (ainda) escondido. Uma boa recepção. Um jantar com vista, produtos locais e inspiração medieval. Mil suspiros neste momento! Um passeio à noite, numa cidade deserta, linda e cheia de prédios históricos?! Por coisas assim que dificilmente eu faço bate/volta.

    Não para por ai! Um delicioso e farto café da manhã! Um passeio com novas luzes, em belas ruas... Gostei de cada canto visto e mostrado! Mais alguns muitos suspiros de amor aqui!

    ResponderExcluir
  5. Que linda essa cidade. Adora cidades medievais que nos remetem a tempos longínquos.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, adoro essas cidades que nos transportam pelo tempo de uma maneira tão magica. Essas cidades deveriam aparecer mais nos roteiros.

    ResponderExcluir
  7. Uau, adorei o post! Me senti viajando com você por esses lugares, deve ter sido incrível viver essa viagem. Abs

    ResponderExcluir
  8. Que interessante, não conhecia essa cidade, mas já fiquei com vontade de visitar! :-) Muito muito boa dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário