Roteiro de 10 dias pela Europa Central - De Praga a Cracóvia e Auschwitz

Dia 1 - Praga/Humpolec/Brno

Depois de simular várias hipóteses, Praga pareceu-nos a melhor opção como ponto de partida e de chegada da nossa road trip, e agora depois de o fazermos continuamos a achar que foi a melhor opção. O aluguer do carro, por exemplo, saía muito mais caro levantando num país e entregando noutro.

Elaboramos um roteiro circular com partida de Praga, passando pela Polónia, Eslováquia, Hungria, Áustria e entrando na República Checa, novamente em direção a Praga.

Chegados ao Václav Havel Airport, dirigimo-nos ao balcão da Budget para levantar o carro. Todos os balcões de aluguer encontram-se noutro edifício, por isso temos que sair do terminal de chegadas e atravessar a rua. Optamos por fazer seguro contra todos os riscos, uma vez que íamos percorrer 5 países preferimos jogar pelo seguro. A Budget oferece assistência em qualquer um dos países pelos quais passamos à distância de um simples telefonema. Felizmente correu tudo bem e não necessitamos pedir assistência em estrada.

Em relação à condução, é importante ler com atenção as recomendações em termos de código de estrada para cada um dos países e também ter em atenção o sistema de vinhetas utilizado em qualquer um destes países à exceção da Polónia que utiliza o sistema de pagamento de portagens. Em relação à aquisição das vinhetas, há a possibilidade destas serem adquiridas previamente online, no entanto, com a utilização do carro de aluguer não conseguimos saber antecipadamente a matrícula e optamos por comprar na primeira estação de serviço que encontrávamos à entrada de cada um dos países. O carro alugado já trazia a vinheta para circulação na República Checa.

Para nos adiantarmos em termos do percurso, optamos por dormir já em BRNO na primeira noite. Como nos esperavam 230km de estrada programamos jantar a meio do percurso, em Humpolec. Esta vila tem um pequeno centro acolhedor, mas essencialmente esta paragem permitiu-nos conhecer uma vila característica da República Checa longe dos principais centros turísticos. Não encontramos ninguém que soubesse falar inglês, nem ementa em inglês. Recorrendo à linguagem gestual e encontrando alguma correspondência com a língua alemã sempre conseguimos encomendar o jantar. Na hora de pagar o restaurante não tinha multibanco e suspeitamos que o preço tenha sofrido uma ligeira inflação. No entanto, foi muito positiva a experiência de um primeiro jantar na RC numa vila em que éramos os únicos turistas. Nas nossa viagens procuramos sempre este tipo de experiências off the beaten path.

Centro de Humpolec

Após o jantar e um breve passeio pelo centro de Humpolec prosseguimos em direção a BRNO, onde ficamos hospedados no Hotel Vaka (com pontuação de 8.9 no Booking).

Dia 2 - Brno/Olomouc/Ostrava/Cracóvia

Na manhã seguinte percorremos o centro de BRNO, a segunda maior cidade da RC. Para nós esta cidade foi um ponto de passagem entre Praga e Cracóvia, e na nossa opinião não compensa ir lá de propósito. Tem uma praça central acolhedora com um colorido mercado de flores, mas isso não falta na Europa Central.

Por Brno

A caminho de Cracóvia ainda passamos pelo centro de Olomouc e Ostrava, no entanto, sem demora, pois queríamos almoçar já em Cracóvia.

Em Cracóvia, ficamos hospedados nos Apartamenty Pod Wawelem.

Vista do apartamento

Depois de instalados saímos para almoçar e explorar a cidade. Exploramos as cidades a pé, autocarro ou metro e deixamos o carro estacionado, só o levantando quando formos de saída para outro destino. Ao preparar a viagem tínhamos ficado com curiosidade em tomar uma refeição nos Milk Bars, uma herança soviética, que continuam a oferecer comida tradicional e barata. Encontramos o Bar Mleczny e lá almoçamos. Foi mais uma experiência que adoramos por nos sentirmos imersos na cultura local, pois, não sabemos se por sorte, mas éramos praticamente os únicos turistas num espaço que estava lotado. Recomendamos vivamente esta experiência!

Depois do almoço, já tardio, percorremos os principais pontos turísticos do centro de Cracóvia. Ainda tivemos tempo para deambular com calma pelas ruas e jantamos na esplanada de um dos restaurantes na praça Rynek Glówny. Recolhemos cedo para descansar porque o dia seguinte começaria cedo.

Dia 3 - Visita a Auschwitz-Birkenau/Bairro Kazimierz

A visita a Auschwitz-Birkenau foi um dos pontos altos da nossa viagem. Para nós, devoradores de histórias sobre a II Guerra Mundial, foi a realização de um objetivo de longa data. Não sentimos necessidade de fazer o passeio com guia. Fizemos tudo por nossa conta. Reservamos o bilhete online no site do próprio museu, que nos envia o bilhete por email para impressão. Apesar da entrada ser gratuita, e de não pretendermos fazer visita guiada, é aconselhável reservar o dia e hora para a visita.

Em Auschwitz, atenção às mochilas e bolsas que deverão cumprir as medidas exigidas. Tivemos que guardar as nossas num cacifo. Agendamos a visita para as 09:00 da manhã tendo em conta o tempo de condução desde Cracóvia, mas também na tentativa de evitar grandes multidões. Com o avançar da manhã o campo torna-se bastante movimentado, o que, se não fizermos um esforço de abstração, pode acabar por estragar a visita. Seguimos ao nosso ritmo o que tornou a experiência muito mais pessoal. Não nos arrependemos, especialmente após presenciarmos o corre-corre dos grupos acompanhados por guia.

Birkenau é bastante menos movimentado, e não está tão conservado, nem orientado para o turismo como Auschwitz, mas para nós, que percorremos o campo praticamente de uma ponta a outra, vale sem dúvida a pena!

Vista para Hell´s Gate

Não conseguimos por palavras transmitir o que esta experiência nos proporcionou.

A viagem de regresso a Cracóvia foi percorrida em silêncio, talvez porque precisássemos assimilar, individualmente, tudo o que tínhamos acabado de presenciar e sentir. Chegados a Cracóvia chovia torrencialmente, e optamos por descansar no apartamento até à hora de jantar.

Cracóvia sob chuva

Apesar da chuva não poderíamos deixar de sair, e ainda bem que o fizemos! Comprovamos que Kazimierz é a face da modernização de Cracóvia. Escolhemos o restaurante que nos pareceu mais convidativo e acertamos! Na nossa última noite em Cracóvia, desfrutamos de um agradável jantar no Mama Resto Bar. Desde a simpatia dos funcionários e chef, à qualidade da ementa, passando pela decoração e a própria seleção de música estava tudo no ponto!

Deixamos Cracóvia com vontade de ficar. Aliás, adorámos esta cidade, que entrou para a lista de cidades “onde nos imaginaríamos a viver”!

Siga o relato completo nos seguintes posts: