AÇORES | Dicas práticas para visitar as Ilhas do Triângulo

S. Jorge à esquerda e Pico à direita, vistos do Faial

Nos últimos 14 anos temos dedicado as nossas férias de Verão às ilhas do Triângulo - S. Jorge, Pico e Faial. Recomendamos esta escolha para quem quer desligar da azáfama da vida quotidiana, mas procura uma alternativa às férias na praia/resort.

Para além do sossego que estas paragens oferecem, e das deslumbrantes paisagens, no triângulo vivemos o verdadeiro sentido de arquipélago e sentimos melhor o que é viver nos Açores.

Mas a nossa herança vulcânica não se materializa apenas em belezas naturais, como lagoas, cascatas, fajãs, e caldeiras. A história dos Açores é uma história sobre a força da Natureza e nestas três ilhas esta herança é muito marcante.

Há quem defenda que o carácter vulcânico das nossas ilhas marca a nossa personalidade. Não há dúvida que temos uma ligação profundamente íntima com a natureza. Uma relação de respeito que só quem sente o tremer da terra pode conhecer.

Farol da Ribeirinha no Faial, afetado pelo sismo de 1998 - estado atual

Aos habitantes destas ilhas pensar na força da Natureza causa-lhes temor. Quem não é açoriano, ou ilhéu, vai certamente ganhar outro respeito pela força da Natureza depois de visitar estas três ilhas.

Deixamos algumas dicas práticas para tirar o melhor partido da sua experiência nos Açores.

O nosso primeiro conselho é que visitando uma destas ilhas deverá aproveitar para conhecer as três, uma vez que existe entre elas ligação marítima diária durante todo o ano.

Dica #1: Qual a melhor altura para visitar as Ilhas do Triângulo?
Os Açores apresentam uma temperatura amena durante o ano todo, não sendo os Invernos demasiado frios, ou os Verões demasiado quentes. Quanto à possibilidade de chuva e nebulosidade, esta é uma questão bastante relativa, podendo ocorrer em qualquer altura do ano. Dizemos que temos as quatro estações num só dia!

No entanto, a melhor altura para visitar os Açores e particularmente estas ilhas é o Verão, pela forma que qualquer uma das três está orientada para o mar e atividades marítimas. No Verão, acontecem também diversas festividades e convívios pelas ilhas, dando uma vida diferente às suas ruas e estradas, o que, sem dúvida, enriquece a experiência de quem as visita.

Dito isto, não deixe de visitar, em qualquer altura do ano!

Dica #2: Quantos dias reservar para cada ilha?
Tendo em conta que estamos a falar de um roteiro para 3 ilhas, recomendamos 3 dias para a Ilha de S. Jorge - a ilha aclamada pelas suas fajãs e paisagens virgens, 3 dias para o Pico - a ilha da montanha, e 2 para o Faial - a ilha famosa pela Marina da Horta e pelo Bar do Peter.

Dica #3: Como chegar ao Triângulo?
Quanto às ligações aéreas, a Sata/Azores Airlines tem voos diretos do continente português para o Faial e Pico, no entanto, por vezes poderá fazer escala na Ilha Terceira ou S. Miguel. Do continente, não há voos diretos para S. Jorge, ou seja, é sempre necessário fazer escala noutra ilha - S. Miguel ou Terceira.

Não há ligações aéreas entre as ilhas do triângulo, por serem demasiado próximas.
Veja sobre os encaminhamentos inter-ilhas aqui

Durante o ano todo, pode deslocar-se de barco entre estas 3 ilhas, com o bónus de ter vistas cénicas ao longo de toda a viagem, situação permitida pela proximidade entre as ilhas. É a forma mais económica e prática de se deslocar entre estas ilhas. Durante os meses de Maio a Setembro pode chegar a qualquer uma destas ilhas por mar, a partir do restante arquipélago. 
Para consultar horários e preçários aceda aqui. 

Dica #4: Qual o melhor meio de transporte para conhecer estas ilhas?
Para se deslocar nas ilhas é, na minha opinião, imperativo alugar carro (ou moto 4, uma vez que alguns terrenos não permitem a circulação do automóvel como é o exemplo das fajãs, em S. Jorge).

Por experiência própria, no Pico recomendo a PicoWay e em S.Jorge a AzoreanWay. Nunca alugamos carro no Faial, por isso não posso recomendar. 

É ainda possível alugar carro numa das ilhas e transportá-lo consigo na viagem de barco pelo triângulo. Deixo a opinião de consultarem tarifas para perceber qual a solução que vos é mais atrativa.

Dica #5: Onde ficar?
A minha sugestão é procurarem opções em alojamento local, eu fico sempre em casa de amigos e familiares por isso não posso recomendar.

Na ilha do Pico, especificamente, recomendo a experiência de alojamento numa nas adegas adaptadas para este fim. Dada a cultura marcadamente vitivinícola da ilha, ficar numa adega no Pico é uma experiência ímpar nos Açores.

Dica #6: O que fazer em cada uma destas ilhas?
Para já, deixamos um link, onde encontra desde empresas que se dedicam a atividades marítimas, como mergulho ou observação de cetáceos, entre outros, a empresas mais no ramo da aventura em terra, com a possibilidade de discriminar por ilha. 

O canal entre o Pico e S. Jorge e, essencialmente, a Sul do Pico marca a zona de maior concentração e passagem de cetáceos nos Açores. Por isso, se pretende ter a experiência de observar baleias e golfinhos, entre outros, é nesta viagem que o deve fazer!


Costa do Faial vista do mar e ao fundo a montanha do Pico

Para dicas mais específicas para cada ilha, consulte os nossos roteiros para S. Jorge, Pico e Faial

Comentários