CROÁCIA | Roteiro de 1 Dia em SPLIT


Visitar a cidade de Split, a segunda maior cidade da Croácia, foi um dos pontos altos da nossa viagem pela Croácia. 

Depois de um "reconhecimento do terreno" na noite anterior, iniciámos o dia em Split tendo em mente visitar o Palácio de Diocleciano, o principal atrativo da cidade. 

A caminho foi impossível não nos distrairmos na Feira Pazar, com as atrativas e coloridas bancas de frutas, verduras e flores e só retomamos viagem depois de comprar uns irresistíveis morangos!


Entramos para a zona do Palácio pelo Portão de Bronze, com acesso direto à Galeria subterrânea. Comprando um bilhete pode aceder aos mistérios underground do Palácio!

O Palácio, apesar da designação, representa as ruínas romanas de uma cidade fortificada, apartir das quais cresceu a cidade de Split. É aqui o coração da cidade.

Nas suas muralhas encontramos 4 portões principais: de Ouro, de Prata, de Bronze e de Ferro, à volta dos quais se agregam pontos de interesse.

Deambular pelas ruas de Split dá-nos por isso a sensação de estarmos num museu ao céu aberto. 

Para visitar a Catedral, o Tesouro, o Templo de Júpiter, a Cripta e subir a Torre da Catedral de São Domnio para uma vista de 360° sobre os telhados da cidade velha, compramos um bilhete combinado por 6 euros.





Depois da visita, passamos algum tempo no Peristilo, sentados, a admirar, este impressionante complexo. Mas é à noite que a magia aqui acontece!


Chegada a hora do almoco, seguimos em direção à Praça da República - Trg Republike e à Rua Marmontova onde encontramos refeições a bons preços. Almoçamos numa esplanada nesta bonita praça.



Seguimos pela "Riva". A marginal ladeada pelo mar, de um lado, e por lojas e restaurantes, do outro, é uma das principais atividades a fazer por aqui. É também obrigatório relaxar numa das suas esplanadas.




Nestas voltas pela cidade passamos pela Praça do Povo, onde se situa a Torre do Relógio e o edifício camarário. Na extremidade desta movimentada praça fica o Portão de Ferro.



Brace Radic é outra praça pitoresca por onde passeamos e onde não passa despercebida a torre do séc. 15.


Também quisemos subir ao Miradouro na Colina de Marjan para as vistas sobre a cidade e de seguida, como tínhamos carro disponível, saímos para explorar algumas praias nos arredores.

A maioria das praias foram uma desilusão, até encontrarmos a Praia Kasjuni. Paradisíaca!



Depois do jantar, a noite terminou com chave de ouro, com um concerto ao vivo no Peristilo.  E o melhor? É um espaço por onde se circula gratuitamente.

Este momento haveria de eternizar nas nossas memórias a passagem por Split, colocando-a no top das nossa experiências em viagem.


Em época de pouco movimento, ficamos verdadeiramente encantados com a nossa vivência desta cidade, sendo que consideramos imperdível a sua inclusão num roteiro pela Croácia.

Há qualquer coisa de muito especial que se sente ao passear por estas ruínas e ruas em pedra clara. É impressionante durante o dia, e mágica à noite!

Comentários